Assinar
Oliveira do Bairro

Construção do Lar da AMPER arranca em Março

Não pára de crescer e, depois de ter, recentemente, inaugurado um Lar/Residência, para 16 deficientes, prepara-se para avançar com a construção de um Lar para Idosos, com capacidade para 30 utentes e Serviço de Apoio Domiciliário igualmente capaz de dar resposta a 30 utentes.
Falamos da AMPER (Associação dos Amigos de Perrães) que vai proceder ao lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos “Dr. Álvaro Santos”, no próximo dia 21 de Março, dia em que assinala o seu 30.º aniversário.
Quem o afirma é Jaime Pereira, a cumprir o terceiro mandato à frente dos destinos da AMPER, uma das mais dinâmicas instituições de solidariedade social do concelho.
A atribuição do nome do médico ao Lar prende-se, segundo Jaime Pereira, com o reconhecimento dos associados da AMPER, ao serviço, prestado pelo médico oliveirense, ao longo de anos “de uma forma amiga, desinteressada e incondicional”, justifica Jaime Pereira.
Reconhecendo que o apoio à terceira idade foi, durante estas três décadas, a linha de força da instituição, destaca que só agora se reuniram vontades que proporcionam dar mais este importante passo.
O sonho é inaugurar a obra a 15 de Outubro de 2011, mas a verdade é que o Lar já está a ser projectado, há algum tempo. Orçado em um milhão e cem mil euros, foi sujeito a uma candidatura (realizada ao abrigo do QREN – medida POPH), aprovada em Dezembro do último ano.
O equipamento há muito que é necessário e, por isso, Jaime Pereira admite a existência de uma longa lista de espera. É que, tal como muitas freguesias da Bairrada, Perrães e o concelho oliveirense debatem-se com a população envelhecida, sem suporte familiar, sendo estes equipamentos, muitas vezes, o apoio de muitas famílias, que não podem cuidar dos seus entes queridos.
O equipamento vai criar 30 postos de trabalho, destacando-se ainda o facto de, em termos de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), poder ser alargado a lugares vizinhos, tais como Rego, Giesta, Piedade e Fermentelos.
Com mais esta obra, a AMPER “pretende a valorização da pessoa, dirigida de forma a valorizar a auto-estima e a relação humana”, diz Jaime Pereira, ciente de que, em tempos de crise, não será fácil levar a bom porto tamanha obra.
Assim, acredita poder contar com o apoio do poder central (responsável por comparticipar a obra em 60%), sendo os restantes 40% repartidos pela Câmara Municipal e pela instituição. Mas o responsável máximo da AMPER não esquece o apoio por parte da população local, já que é graças ao seu carinho e apoio que a instituição tem crescido, de forma sustentada.

Catarina Cerca