Assinar


Cantanhede

Feira do Bolo de Ançã junta 13 boleiras

O Terreiro do Paço, no coração de Ançã, concelho de Cantanhede, recebe mais uma edição da Feira do Bolo que leva o nome da terra a vários pontos do país.
A 10.ª edição do certame, que já vem referenciado nos roteiros gastronómicos da região, acontece domingo, dia 21, a partir das 10h.
Entre seis a sete mil bolos de Ançã, confeccionados pelas treze boleiras que participam no evento, vão estar à venda no Terreiro do Paço. Farinha, açúcar, ovos, limão e manteiga são os ingredientes, amassados manualmente e cozidos em forno de lenha, que constituem a iguaria típica da freguesia.
A abertura da feira está programada para as 10h, com animação de gaiteiros e a presença das Confrarias convidadas para o V Grande Encontro da Confraria do Bolo de Ançã.
As visitas guiadas promovidas pelo Posto de Turismo local começam às 10h30.
Ao início da tarde actua o grupo Roncos & Curiscos, a partir das 15h, para, às 16h, ter início a cerimónia de entrega de prémios de qualidade. O momento alto é a prova pública do Bolo de Ançã, às 16h45, a anteceder o encerramento oficial do certame, previsto para as 17h30.
Em paralelo, haverá uma demonstração do fabrico do Bolo de Ançã e passeios de carroça puxada por burros.
Numa exposição, patente no GTL, os visitantes poderão ver uma retrospectiva do fabrico do Bolo de Ançã.
A organização do certame está a cargo da Associação para o Desenvolvimento e Promoção da Qualidade de Vida do Meio Rural de Ançã (AVANÇA), com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Ançã.