Assinar


Cantanhede

Semana da Floresta em Cantanhede

Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) e do Dia Mundial da Água (22 de Março), o Município de Cantanhede promove, de 20 a 26 de Março, a Semana da Floresta, no âmbito da qual serão realizadas diversas acções na área da educação ambiental.
“A Minha Amiga Árvore” é a designação da actividade a desenvolver durante toda a semana na Biblioteca Municipal, onde alunos de Jardins-de-Infância, sob orientação de técnicos da INOVA-EEM, realizarão sementeiras e plantações em pequenos vasos. A iniciativa inclui ainda a participação em sessões de leitura de contos e de histórias relacionadas com a temática da árvore e da floresta.
De 22 a 24 de Março, os serviços da INOVA-EEM levarão a efeito a acção “Uma Escola, Uma Árvore”, que consiste na distribuição e plantação de árvores nas escolas e IPSS’s do concelho.
Ainda no dia 24, os serviços da INOVA-EEM desenvolverão na Praça Marquês de Marialva a campanha “Gestos Simples”, traduzida na troca de papel ou outros resíduos por árvores e plantas produzidas nos viveiros da empresa municipal, que fará também “Plantação de Árvores” em diversas ruas da cidade.
Outra actividade a merecer destaque é o projecto “Dia da Árvore: Plantar a Ideia!”, desenvolvido pelo Gabinete Técnico Florestal da Divisão de Protecção Civil e Recursos Naturais município. Neste âmbito, de 22 a 24 de Março, os alunos das escolas EB1 de Murtede, EB1 de Balsas, EB1 da Varziela e EB1 do Zambujal, vão realizar uma visita guiada ao Museu da Pedra, onde estará patente uma exposição em torno de aspectos como “A floresta como Comunidade Viva”.
Na sequência da visita, os alunos irão à Quinta de S. Mateus realizar actividades pedagógicas ao ar livre e encerram o programa com a visualização de um filme no auditório da Biblioteca Municipal, seguido de debates sobre a temática da árvore e da floresta.
As actividades “Plante uma Vida” e “Eu Neutralizo – Pegada Ecológica” serão realizadas de 22 a 25 de Março, por alunos da EB1 de Cantanhede. A primeira consiste numa deslocação ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para conhecerem os equipamentos utilizados nas diversas operações; a segunda será a visita ao quartel da GNR, onde as crianças assistirão a um filme relacionado com a história da instituição, seguindo-se uma passagem pelo parque estacionamento para verem as viaturas e dispositivos técnicos, e um pequeno passeio a cavalo.
Uma das novidades deste ano consiste em proporcionar aos alunos da escola EB1 de Portunhos uma visita guiada à Zona de Caça Associativa de Pedra Branca (Portunhos). O projecto tem a designação de “Recursos Cinegéticos – Visita a uma Zona de Caça Associativa” e visa estimular os participantes a respeitarem as espécies cinegéticas.
Ainda no âmbito da Semana da Floresta, no dia 26 de Março, os técnicos da INOVA-EEM procederão à “Colocação de Ninhos Artificiais” nas árvores dos espaços exteriores de alguns estabelecimentos de ensino.
Também a 26 de Março, a encerrar o programa, os alunos das escolas EB1 de Aljuriça, EB1 de Cadima, EB1 de Casal de Cadima, EB1 da Fervença, EB1 da Gesteira e EB1 da Taboeira vão participar no projecto “Caminhada Ecológica – Janela Aberta sobre a Floresta”, que terá lugar no Parque de Olhos da Fervença.