Assinar


Aveiro // Região // Vídeos  

Academia de Verão da UA abre candidaturas para futuras mentes brilhantes

A Universidade de Aveiro está a organizar mais uma edição da Academia de Verão, programa de ocupação científica de jovens, que este ano decorre de 11 a 16 e de 18 a 23 de Julho.

Durante este período mais de quatro centenas de jovens, do 2º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, vão poder entrar na Universidade de Aveiro e participar num programa repleto de actividades experimentais. As candidaturas arrancam hoje e estão disponíveis até 31 de Maio, na página oficial da iniciativa: http://www.ua.pt/academiadeverao/

Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro dá a oportunidade a mais de 400 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, de experienciarem a vida académica, contactarem com os mais prestigiados docentes e investigadores e conhecerem as respectivas vocações científicas.

Este ano, a Academia de Verão oferece programas de várias áreas cientificas, constituídos, sobretudo, por actividades experimentais, laboratoriais e saídas de campo, que dão a conhecer os 12 Departamentos e as três Escolas Politécnicas da UA, envolvidos na organização da iniciativa. Para os alunos inscritos no ensino secundário, há 18 opções – divididas pelas duas semanas de realização da Academia – nas áreas das ciências, das artes e das humanidades.

Os mais jovens (5º e 6º ano) terão à sua espera, na Academia Júnior, um programa construído em torno dos jogos e problemas matemáticos. Neste formato, as actividades serão desenvolvidas entre 12 e 16 de Julho, ou seja, na primeira semana da Academia de Verão. No «menu» da 5ª edição da Academia de Verão estão previstas também actividades desportivas e culturais, em complemento ao intenso programa científico.

À semelhança do que vem sucedendo em edições anteriores, também esta edição da Academia de Verão da UA é realizada em regime residencial, o que significa que os participantes do ensino secundário inscritos ficam alojados nas residências universitárias, em pleno campus de Santiago. Para os participantes na Academia Júnior este regime não é aplicável, ou seja, as actividades terminam, na UA, às 18h30.

Os interessados em participar neste programa de ocupação científica podem efectuar a candidatura, até ao dia 31 de Maio, através do endereço: http://www.ua.pt/academiadeverao/. As vagas são limitadas em cada um dos programas. A propina da Academia de Verão e Academia Júnior (150€ e 80€, respectivamente) inclui um seguro de acidentes pessoais e todas as despesas da semana.

Nesta edição, a Universidade de Aveiro vai privilegiar o mérito escolar dos participantes. Por essa razão, a UA pede aos candidatos que justifiquem a sua intenção de participação, que dêem a conhecer as suas motivações e o seu percurso escolar.

A Academia de Verão é uma das mais intensas iniciativas de divulgação e iniciação científica, reconhecida a nível nacional e internacional, que se inclui na estratégia de promoção da ciência e de captação de novos alunos da UA.