Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada inaugura “escolinha” para filhos de imigrantes

A “Escolinha de Fim de Semana” da Mealhada está a funcionar desde o dia 18 de Abril, com carácter experimental, destinando-se aos filhos mais pequenos dos imigrantes de países do Leste da Europa, que residem no concelho.
A ideia é proporcionar aos filhos destes imigrantes, sobretudo russos e ucranianos, que frequentam as escolas do ensino básico do concelho, contacto com a língua, a história e a cultura dos países de origem dos seus ascendentes
A Câmara Municipal da Mealhada acolheu prontamente e incentivou a iniciativa, através do Gabinete de Acção Social (GAS), no âmbito da missão do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), tendo vindo a acompanhar os trabalhos de preparação dos programas e matérias a leccionar.
Para já, a “Escolinha de Fim de Semana” está funcionar, a titulo precário, nas instalações do Gabinete de Acção Social da Câmara da Mealhada, aos sábados à tarde e nos domingos de manhã.
As comunidades envolvidas asseguram, através de um corpo docente próprio, a programação e leccionação das disciplinas de línguas russa e ucraniana e história e cultura geral dos dois países, garantindo, igualmente, todo o apoio auxiliar.
A Câmara Municipal da Mealhada não exclui a possibilidade de estender o projecto a outras comunidades imigrantes, desde que solicitado.