Assinar


Aveiro // Região  

Águas da Região de Aveiro quer reduzir perdas de água

Águas da Região de Aveiro (AdRA) quer reduzir para metade as perdas de água nas redes de distribuição da empresa até 2015, devido a um plano inovador que está a ser implementado.

Neste momento, a AdRA estima que no conjunto dos nove municípios da região de Aveiro que aderiram à empresa, a percentagem de água perdida seja “superior a 40 por cento” do total da água fornecida.

“Se pensarmos que em ano cruzeiro iremos vender 20 milhões de metros cúbicos de água, quer dizer que perdemos 13 milhões de metros cúbicos de água por ano, o que representa um prejuízo financeiro de quatro milhões de euros”, disse à Lusa Sérgio Hora Lopes, presidente do conselho de administração da AdRA.

O objectivo da empresa, com a implementação deste Plano de Minimização de Perdas de Águas, é reduzir para metade a percentagem de perdas no prazo de cinco anos.

De acordo com Sérgio Hora Lopes, este projecto, que está a ser desenvolvido em conjunto com a Empresa Pública das Águas Livres (EPAL), vai permitir à empresa poupar cerca de dois milhões de euros por ano.

“É um ganho enormíssimo em termos financeiros e também para a população, porque o número de horas em que os consumidores ficam sem água, devido a rupturas, vai baixar”, destaca o mesmo responsável.

Na mesma ocasião, responsáveis da EPAL afirmaram que desde 2005, quando o sistema foi implantado na cidade de Lisboa, e em apenas quatro anos, conseguiram reduzir a percentagem de água perdida de 23,5 para 13,5 por cento.

O plano que começou agora a ser implementado prevê a instalação de pontos de medição e controlo em toda a rede no prazo de dois anos.

O primeiro destes pontos foi instalado nos últimos dias na rotunda das Glicínias, em Aveiro, permitindo ter um conhecimento real e permanente da quantidade da água e das pressões nessa zona da cidade.

O combate às perdas de água e infiltrações faz parte da estratégia inicial da AdRA que, desde o início do mês, passou a assegurar o abastecimento de água aos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

Em Março deste ano, o município de Ovar solicitou a integração também na parceria e a sua adesão plena deverá será feita ainda no primeiro semestre de 2010.

A empresa, que tem uma concessão por 50 anos, tem previsto nos primeiros cinco anos realizar investimentos de 125 milhões de euros, na expansão e remodelação de infraestruturas na sua área de influência.