Assinar
Águeda // Bairrada  

Festa do Leitão de 8 a 12 de Setembro


A Associação Comercial de Águeda (ACOAG) vai realizar entre os dias 8 e 12 de Setembro, a 17.ª Festa do Leitão à Bairrada de Águeda e a 13.ª Mostra de Artesanato e Gastronomia trazendo, mais uma vez, ao município os apreciadores do pitéu.
Este evento, que no ano de 2009 contou com a presença de 60 mil espectadores, um recorde desde a sua criação, tem novos objectivos a atingir este ano, estando à espera de manter não só o nível de qualidade no leitão a servir pelos dez restaurantes presentes no recinto, mas também o nível dos espectáculos de animação e cultura.
O presidente da direcção da ACOAG, José Castilho, está confiante de que o êxito desta edição será conseguido, fruto da capacidade organizativa que a instituição tem vindo a mostrar ao longo dos anos. “Sabemos que as expectativas das pessoas são sempre elevadas, porque habituámos os aguedenses e os nossos visitantes a um nível de qualidade muito grande, pelo que teremos de o manter este ano”, afirmou, manifestando a intenção de “voltar a surpreender toda a gente, com mais novidades que, oportunamente, serão anunciadas”.
O momento de crise que o país atravessa está também a preocupar o responsável da ACOAG, uma vez que, em breve, vai iniciar a visita aos empresários para fechar os patrocinadores do evento. “A situação financeira não está fácil, mas tentamos mostrar aos nossos apoios que a aposta na Festa do Leitão é bem conseguida, além de ter uma relação benefício/preço que não se encontra no mercado”, diz José Castilho, destacando o facto de, no ano passado, o evento ter assegurado duas presenças na televisão, nomeadamente no programa da manhã da TVI e com um directo de 18 minutos no Portugal em Directo, na RTP. Para além disso, acrescenta ainda o Presidente “ conseguimos, através da nossa estratégia de marketing, levar a Festa do Leitão a todo o país, sendo que o dinheiro que nos dão pelo apoio dá sempre retorno a quem aposta no evento”.
A ACOAG está a proceder a negociações com as televisões, tentando garantir a emissão de um programa televisivo, em directo, no Largo 1.º de Maio. Está já negociada a distribuição de uma revista com o Jornal de Notícias alusiva ao evento. Segundo José Castilho, “outras coisas podem ser conseguidas, desde que os apoios também surjam, porque o nosso objectivo não passa apenas por mostrar que a associação faz um evento de qualidade, mas também proporcionar aos nossos patrocinadores a possibilidade de constatarem que vale a pena estar na Festa do Leitão”.
Para a edição de 2010, a ACOAG apenas garante a qualidade organizativa dos anos anteriores e reserva para os próximos meses todas as novidades em relação ao evento.