Assinar


Aveiro // Região  

Festas do município de Aveiro decorrem sob signo da contenção


As Festas do Município de Aveiro vão decorrer entre 7 a 30 de Maio sob o signo da contenção económica, reflectindo as dificuldades financeiras da autarquia.

O programa está orçado em cerca de 12 mil euros, segundo a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria da Luz Nolasco, que classifica este orçamento como “o mais espremido possível”.

“Tivemos realmente de reduzir custos, tendo em conta os constrangimentos financeiros que estamos a passar e que não podemos esquecer”, reconheceu a vereadora, explicando que, ao invés de convidar artistas de renome, a autarquia optou por “dar lugar e privilégio” às associações culturais, recreativas e desportivas do concelho.

Maria da Luz Nolasco destaca, no entanto, que esta redução de custos não diminuiu a qualidade do programa. “Aquilo que tivemos como ponto assente é que tinha de haver menos custos, mas com igual ou maior qualidade”, sustentou a vereadora.

Um dos pontos altos do programa será o concerto “Musicalidades”, no dia 23, que vai reunir 120 músicos de cada uma das bandas da cidade e que, segundo Maria da Luz Nolasco, poderá ser o embrião da futura Banda Sinfónica Municipal.

A vereadora destacou ainda a realização do Concerto Coral, “Vocalidades da Ria” (dia 7), com a participação de vários grupos corais, e o Concerto de Aniversário da Cidade de Aveiro com a Orquestra Filarmonia das Beiras (dia 12) que terá entradas gratuitas.

Do programa fazem ainda parte a Feira do Livro e da Música e o Festival de Música Urbana de Aveiro (CURVO).