Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada adere ao projecto “Nós Baixo Mondego 2010”

O Município da Mealhada/Rede Social da Mealhada e o Centro de Formação Profissional de Coimbra estão a levar a cabo acções de formação profissional para adultos, dirigidas a funcionários das IPSS’S concelhias e da Câmara Municipal, no quadro de um plano formativo elaborado a partir da identificação, através do Grupo Temático dos Equipamentos Sociais, das várias necessidades formativas .
Trata-se do Plano Formativo Concelhio 2010, um conjunto de acções de formação modelar, que teve início no passado dia 18, na Casa do Povo de Vacariça (tema “Ética e Deontologia”, frequentada por 20 formandas) e no Jardim de Infância de Sant’Ana (“Acompanhamento de Crianças – Desenvolvimento Infantil”, com 18 formandas), e está previsto terminar a 17 Junho de 2010.
Oportunamente serão agendadas novas acções, que serão administradas em várias IPSS’S concelhias.
A Formação Modelar assume-se como uma modalidade de formação que promove a dupla certificação e organiza-se com base em unidades de formação de curta duração, inseridas em referenciais de formação constantes do Catálogo Nacional de Qualificações, visando responder a necessidades concretas de formação dos activos empregados e desempregados, tendo por base a Portaria n.º 230/2008, de 7 de Março, que define o regime jurídico dos Cursos de educação e Formação de Adultos e das Formações Modulares.
Dirige-se particularmente a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, e procura criar condições para o desenvolvimento de um processo formativo adaptado ao ritmo individual das aprendizagens e a um acompanhamento personalizado do formando.
O grande objectivo é preparar cidadãos mais dinâmicos e interventivos nas organizações e nas comunidades em que se inserem, considerando que os contextos de trabalho exigem, cada vez mais, capacidades de autonomia, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas e aprendizagem ao longo da vida, que permitam o desenvolvimento do formando, de uma forma integrada, nas vertentes dos saberes, pessoal e social.
O Plano Formativo Concelhio 2010, contem acções formativas durante o corrente ano, as quais serão administradas nas várias IPSS’S concelhias (a designar).
As primeiras acções tiveram início no dia 18 de Maio 2010, na Casa do Povo de Vacariça (Ética e Deontologia com 20 formandas) e no Jardim de Infância de Sant’Ana (Acompanhamento de Crianças – Desenvolvimento Infantil com 18 formandas). Estas acções irão terminar a 17 Junho de 2010. Posteriormente serão agendadas novas acções.
Projecto Nós Baixo Mondego 2010 – fóruns na Mealhada a 15 de Junho
Entretanto, o Município de Mealhada/Rede Social de Mealhada e a Rede Europeia Anti – Pobreza de Coimbra, efectuaram parceria, para o desenvolvimento do projecto “Nós Baixo Mondego 2010”, no âmbito de uma candidatura ao Programa Ano Europeu Para o Combate à Pobreza e Exclusão Social/Eixo n.º 3, que tem, também, como parceiros as Redes Sociais de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Soure.
O projecto “Nós Baixo Mondego 2010” tem por objectivo promover, até Dezembro de 2010, o debate e a mobilização, para a participação da comunidade em geral de 10 concelhos da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego, com recurso ao reforço positivo e promoção de competências, para um efectivo combate à pobreza e exclusão social.
O projecto contempla uma outra área de intervenção, junto dos dirigentes institucionais e executivos das autarquias (líderes políticos), na perspectiva de trabalhar as relações inter-institucionais e inter-concelhias, para a promoção de parcerias efectivas.
A primeira iniciativa, no âmbito deste projecto, decorreu no dia 10 de Maio no Museu da Pedra, em Cantanhede. Tratou-se de um workshop para dirigentes institucionais e líderes políticos, subordinado ao tema “Juntos no Processo de Inclusão Social”.
Este encontro teve por objectivo dar a conhecer as metodologias do trabalho em rede e em parceria, as quais poderão ser utilizadas no combate à pobreza a nível local, e promover a discussão em torno das estratégias a adoptar na sua aplicação.
No dia 15 de Junho de 2010, irão decorrer no concelho de Mealhada, dois fóruns intitulados “Pequenos Passos Geram Progressos”, dirigidos a técnicos de intervenção social e a pessoas em situação de pobreza e exclusão social.
Aos técnicos, pretende-se fornecer instrumentos que reforcem o empowerment e a motivação, numa lógica de reforço positivo, com uma forte componente prática.
Quanto às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, pretende-se promover a aquisição de competências pessoais e sociais, empowerment e iniciativa. Por forma a cada pessoa ser o principal agente da sua própria mudança.