Assinar
Atletismo // Desporto  

Jorge Batista (ADREP) garante Campeonato do Mundo

Jorge Batista, atleta da ADREP/ Palhaça, fez mínimos para o Campeonato do Mundo de Juniores. O atleta bairradino tem 19 anos e correu os 800m em apenas 1m50s94, durante um torneio disputado em Lisboa, na última quinta-feira, carimbando o passaporte para o Canadá. País que, entre 19 e 25 de Julho, recebe a maior competição mundial, para o escalão Júnior.
De uma assentada, o atleta bairradino conseguiu três marcos assinaláveis. Além dos mínimos para o Campeonato do Mundo, este júnior bateu o recorde distrital, tornando-se no aveirense mais rápido de sempre, desta categoria, a correr a referida distância. A marca na casa de 1m50s dá-lhe ainda acesso directo ao estatuto de Alta Competição.
Depois da lançadora, Soraia Ruas, é o segundo atleta, da ADREP, a consegui-lo, na presente temporada.
A nível nacional, são agora sete os atletas que já carimbaram passaporte para o mundial.
Jorge Batista deu na presente temporada o grande salto da sua carreira, tendo evoluído já 6 segundos, nos 800m. Conquistou o título de Campeão Nacional de Juniores (pista coberta), em Janeiro. Já em Maio, viveu a sua primeira experiência internacional, no Japão, integrado na selecção nacional.

Três medalhas nacionais. À margem deste acontecimento, a ADREP esteve envolvida em duas outras frentes, nos últimos dias. Também na quinta-feira, em Aveiro, a equipa da Palhaça esteve no pódio da 1ª jornada do Campeonato Distrital Sub-23.
Flávia Costa e Cátia Rodrigues levaram para casa o ouro, no Dardo e nos 400m. Soraia Ruas e João Portela arrecadaram a prata, no Peso e nos 100m. Ao passo que, de bronze ficaram Sara Barreto e João Nogueira, nos 1500m e nos 400m barreiras. Nota ainda para a vitória da estafeta, 4x100m, que se sagrou campeã distrital.
No Olímpico Jovem Nacional, em Leiria, a equipa cedeu seis atletas à selecção de Aveiro, e saiu com três medalhas, naquele que é, considerado por muitos, como o maior evento nacional, para iniciados e juvenis.
Miguel Costa conseguiu duas medalhas de prata, conquistadas no salto em comprimento e na estafeta, 4x100m. O outro medalhado foi André Simões, também ele na prova de estafeta. Ainda no sector masculino, participou o iniciado, Tiago Ferreira, na prova de 80m e nos 4x80m.
O feminino também contou com um trio de atletas palhacenses. Todas estreantes nesta competição acabaram por acusar esse facto, com resultados bem abaixo dos seus recordes. Jéssica Pires participou em duas provas. No sábado, foi 10.ª entre 20 participantes, nos 300m. Já no domingo, nos 800m, foi 6.ª entre as 17 representantes das várias selecções. Igualmente aquém do esperado ficaram Diana Veigas e Andreia Santos. A primeira, entre juvenis, cortou a meta em 10.º lugar, entre 16 participantes, nos 2000m obstáculos. Já a segunda, ainda iniciada, foi a 7.ª entre as 18 atletas que estiveram nos 1000m.