Assinar


Ciclismo // Desporto // Vídeos  

Banho de multidão na recepção à Volta

A cidade de Oliveira do Bairro acolheu da melhor maneira a chegada da 8.ª etapa da 72.ª volta a Portugal em bicicleta, com milhares de pessoas junto à meta instalada em frente à Câmara Municipal, bem como ao longo do percurso, nomeadamente da Mamarrosa a Oliveira do Bairro.

A chegada a terras da Bairrada proporcionou imagens de rara beleza aos ciclistas. Veículo de propaganda do que mais belo e precioso que ostenta Portugal, a Volta trouxe a emoção da estrada para as incomparavelmente sedutoras paisagens da Bairrada.

A chegada de uma etapa a Oliveira do Bairro, o que já não acontecia há muitos anos (acontecera em 1982 e 1983), foi saudada pelos locais, mas também por toda a legião de seguidores da prova, que puderam apreciar o requinte de uma região monumental. As imensas vinhas a descoberto, a viagem até à cidade de Oliveira do Bairro foi um regalo para a vista e um aperitivo impagável, capaz de fazer suspirar por mais, todo aquele que se considere fã incondicional dos vinhos Bairrada.

A festa da Volta começou logo cedo com o programa “Há volta’’, na RTP1, no espaço que já é considerado por muitos como “a menina dos olhos” da cidade, localizado na entrada poente. Por ali desfilaram vários artistas, nomeadamente da terra, de que se salienta a presença da Orquestra Ligeira da Mamarrosa, fundada em Fevereiro de 2009, cujos elementos são provenientes da Banda Filarmónica; a classe de hip hop do OBSC; a cantora Evelyne; o Grupo de Danças e Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro; entre outros.

Na vila da Mamarrosa, onde estava instalada a 2.ª meta volante do dia, foi ganha por Emanuele Sella (CMO). Mas se aqui já estava muito público, na passagem pelo Sobreiro ainda estava mais, aliás o que veio a aumentar até à meta, nomeadamente na passagem pela vila do Troviscal. Na meta volante em Sangalhos, voltaria a ser Emanuele Sella (CMO) a passar em primeiro lugar.

Depois da primeira passagem pela meta, tudo indicava que se iria assistir a uma chegada ao sprint, o que viria mesmo a acontecer.

Cândido Barbosa foi mais rápido mas, devido a uma irregularidade durante o sprint, foi desclassificado e atribuída a vitória a Sérgio Ribeiro (BSP). O líder da prova, David Blanco (PRT), manteve aqui a camisola amarela, que conseguiu levar até ao final da Volta em Lisboa, sagrando-se assim o vencedor da 72.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Se no final em Oliveira do Bairro o foguete de Rebordosa foi desclassificado, na última etapa, com chegada à capital portuguesa, aconteceu o contrário. Julien Simon (SAUR) cortou a meta em primeiro, mas teve o mesmo azar que o ciclista do povo, no final da 8.ª etapa, dando assim a 25.ª vitória em etapas na Volta a Cândido Barbosa, que tinha sido 2.º.

A estreia na Volta do ciclista bairradino Nelson Oliveira, que trouxe duas medalhas para Portugal no Europeu na Turquia, ficou marcada por duas situações. A primeira foi ter vencido a última meta volante da 7.ª etapa em Manteigas, que lhe valeu ter ganho o prémio da combatividade nesta etapa; a segunda foi ter obtido o 5.º lugar no contra-relógio da penúltima etapa.

No final da etapa em Oliveira do Bairro, o jovem ciclista de apenas 21 anos confessou estar a ganhar experiência, que é fundamental, para o calendário que tem pela frente, Volta à França do Futuro e os Mundiais de Melbourne. Para o seu pai, Celestino Oliveira, antigo ciclista, que correu várias voltas a Portugal ao serviço do Sangalhos, é um orgulho o seu filho ter-lhe seguido as pesadas.

Para o director da Volta, Joaquim Gomes, a chegada a Oliveira do Bairro foi um verdadeiro sucesso, deve ter sido a chegada com mais público presente, referiu o antigo ciclista, que disse ir trabalhar para que se repita, se possível já para a edição 73.ª.

Já para Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal, esta foi mais uma aposta ganha no desporto no concelho, neste caso particular o ciclismo, modalidade amada pelos oliveirenses, garantindo ainda que, durante este seu mandato, provavelmente vai haver mais chegadas a Oliveira do Bairro. Deixou também uma palavra de agradecimento a todos os que colaboraram e ao público em geral que compareceu, desde a entrada do concelho até à meta.

Luís Ferreira