Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Aveiro com aviso laranja devido a chuva e vento forte


Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão hoje sob aviso laranja devido à chuva e vento forte, enquanto que outros oito distritos e o arquipélago dos Açores estão “coloridos” a amarelo.

De acordo com a informação disponibilizada pelo site do Instituto de Meteorologia (IM), os distritos do norte litoral estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, o que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A chuva e o vento forte são os motivos que levaram o IM a activar o aviso laranja, razões que estão igualmente na activação do aviso amarelo, o menos grave, em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Portalegre.

As previsões do IM para o dia de hoje apontam, assim, para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, em especial no litoral oeste.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) a partir da tarde e forte (35 a 55 km/h), com rajadas até 90 km/h, nas terras altas do norte e centro.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com dois a 3,5 metros e com a temperatura da água do mar a rondar os 17 graus Celsius e os 18º, enquanto que na costa sul as ondas serão de sudoeste e inferiores a um metro, embora possam aumentar depois para os dois metros. A temperatura da água do mar será de 19º ou 20º.

Também o arquipélago dos Açores se encontra sob aviso amarelo, devido à intensidade do vento, que oscilará entre o forte e o muito forte.

A elevada agitação marítima, com ondas de noroeste que poderão atingir até cerca de nove metros de altura, levou também o IM a colocar o aviso laranja no mar açoriano.

O IM prevê que as temperaturas máximas possam atingir os 21º no Porto, 22º em Lisboa, Faro e Ponta Delgada e 26º no Funchal.