Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Cantanhede: Prémio Literário entregue a escritor cabo-verdiano

O escritor cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa recebeu o Prémio Literário Carlos de Oliveira durante o lançamento editorial de “O Novíssimo Testamento”, a obra vencedora, em sessão no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 9 de Outubro. O prémio, no valor pecuniário de 5.000 euros, foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, João Moura.
Olíder do executivo camarário felicitou Mário Lúcio Sousa, lembrando alguns aspectos da apreciação do júri, nomeadamente o carácter distintivo da obra, a “grande originalidade da abordagem que o autor faz ao religioso” ou “a notável capacidade de escrita que se encontra bem patente na riqueza e vastidão do léxico utilizado”.
O autarca fez ainda notar que, nesta 2.ª edição, entre as 67 obras concorrentes estavam textos literários provenientes de praticamente todos os países do mundo lusófono”.
Mário Lúcio Sousa confessou ter ficado surpreendido por ter ganho o prémio. Oescritor cabo-verdiano afirmou também que, quando lhe foi comunicado o resultado, tinha enviado uma mensagem à Câmara, referindo que “Carlos de Oliveira é agora a dupla coroa que me engrandece, porque o prestígio dele é ouro, e o ouro neste caso é prestígio. Por isso sinto este prémio como uma distinção da literatura cabo-verdiana clandestina. As ilhas produzem boas memórias. E quem teve a iniciativa de preservar memórias com este prémio está a alimentar outras memórias”.