Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Chuva e vento fortes obrigam a alertas da Protecção Civil

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou o “alerta amarelo” para 14 distritos de Portugal continental devido à previsão de mau tempo para hoje e sábado, provocado pela passagem de duas superfícies frontais frias.

O “alerta amarelo” da ANPC – o terceiro grau numa escala de quatro – está em vigor desde as 06:00 de hoje até às 20:00 de sábado, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.

De acordo com o Instituto de Meteorologia (OM), prevê-se para hoje a passagem de “uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte em particular nas regiões norte e centro, passando a regime de aguaceiros, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

Devido ao mau tempo, o IM accionou, às 06:00 de hoje, o “aviso laranja” – o segundo mais grave da sua escala – para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra, devido à previsão de chuva, por vezes forte.

Este aviso meteorológico estará em vigor até as 11:00 de hoje nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. Nos distritos de Coimbra e de Viseu estará em vigor até às 14:00 de hoje.

Para sábado, o IM prevê a “ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões norte e centro e que serão de neve acima dos 1400/1500 metros durante a madrugada e início da manhã”.

O IM alerta também que “o vento deverá soprar moderado a forte, com rajadas que podem ir até aos 80 km/h no litoral e aos 120 km/h nas terras altas”.

A partir de domingo, o IM prevê “uma melhoria em relação à precipitação”, mas o vento ainda será “moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste e nas terras altas forte (40 a 55 km/h) de noroeste, com rajadas até 80 km/h”.

Quanto a temperaturas máximas, a previsão é de uma descida, esperando-se 10 graus Celsius para a Guarda, 15º para Bragança, Vila Real, Viseu, Castelo Branco e Portalegre, 16º para Viana do Castelo, Braga e Coimbra e 17º para Porto e Leiria.

Lisboa e Évora deverão chegar aos 19º, Beja aos 20º, Setúbal, Faro e Ponta Delgado aos 21º e o Funchal aos 24º.

Face a estas previsões, a ANPC alerta para a possibilidade de o mau tempo provocar cheias rápidas em meios urbanos, cortes de estradas devido a inundações, danos em estruturas, queda de árvores, deslizamento de terras e acidentes de viação.

A ANPC recomenda à população a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados, a limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.

A Protecção Civil recomenda também especial cuidado com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.

A ANPC pede ainda cuidados redobrados na condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais sólidos para a via e a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.