Assinar
Anadia // Bairrada  

Grupo no facebook reclama canil municipal para Anadia

O carinho que muitos nutrem pelos animais tem gerado as mais diversas iniciativas, em prol do seu bem-estar. Desde que existe Facebook, a forma de chamar a atenção para esta – e outras causas – nunca mais foi a mesma.
1079 era, às 15h do dia 12 de Outubro, o número de membros pertencentes ao grupo do Facebook “Um canil municipal para Anadia”. Criado há cerca de meio ano, pelo anadiense João Bento, tem proporcionado a exibição dos comentários mais diversos (ver caixa). João Bento não esperava tamanha adesão de membros – “a maioria do nosso concelho – e em tão pouco tempo”, confessou a JB.
O anadiense lamenta “a indiferença de certos políticos neste concelho para com o sofrimento dos nossos melhores amigos”. É esta até a frase que fundamenta a criação do grupo. O objectivo de João Bento é fazer alguma pressão para que o canil municipal em Anadia seja uma realidade. Que espera, dê resultado, já que “Anadia é dos poucos concelhos em Portugal sem canil”.
A candidata do CDS/PP à Câmara de Anadia nas últimas autárquicas, Maria do Céu Castelo-Branco tinha a necessidade de um canil municipal como uma das premissas do seu manifesto eleitoral. No entanto, esta continua a não ser uma das prioridades do executivo liderado por Litério Marques.

AGIR pelos Animais

A Associação AGIR pelos Animais (grupo local Anadia/ Mealhada) é das que mais tem aproveitado este grupo do Facebook para adicionar fotos dos cães que tem para adopção, partilhar eventos e outras necessidades da associação. Uma das voluntárias, Ana Pinto, foi mesmo convidada para administradora do grupo, e aceitou.
A AGIR pelos Animais, fundada em 1995 em Coimbra, esteve presente na Feira do Vinho e da Vinha 2010, no evento ROCK’ART, e, neste momento, aguarda resposta de dois supermercados para realização de campanhas de angariação de fundos. “Temos a decorrer uma campanha de esterilização de animais de rua, para isso colocamos mealheiros em vários sítios e com o dinheiro angariado vamos esterilizando animais de rua”, avança Ana Pinto ao JB.
Para além da rede social Facebook, têm aproveitado outros sites de adopção e colocado cartazes em diversos espaços comerciais.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt