Assinar
Anadia // Bairrada  

Poutena: Centro Cultural celebra aniversário e projecta obras

O Centro Cultural e Recreativo da Poutena (CCRP) esteve em festa no passado dia 10. No almoço comemorativo do seu 29.º aniversário, estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre sócios e amigos da instituição. “Atendendo à conjuntura actual, devido às dificuldades económicas por que passam muitas famílias, este número até excedeu as expectativas desta IPSS”, destacou Fernando Pereira, presidente da direcção.
Com 29 anos de existência, “o balanço é altamente positivo, pois pensamos que foram concretizados os principais objectivos dos seus fundadores e de todos aqueles que contribuíram para o seu engrandecimento”, avançou ainda Fernando Pereira, que lidera a IPSS desde meados de Março de 2004.
Depois de reorganizar os serviços administrativos, separando-os da componente social (passaram de 20 para 50 funcionários), foram implementadas medidas que permitiram uma gestão financeira controlada e melhorado o enquadramento dos colaboradores, exigindo-lhes maior responsabilidade e profissionalismo.
Foi já com a actual direcção que há dois anos foi inaugurado o Lar de Idosos Nossa Senhora da Piedade. “Uma obra que em muito veio beneficiar a nossa região, pois trata-se de uma zona com a população envelhecida, com muita emigração, vivendo muitos idosos sozinhos e completamente isolados”, admitiu, dando conta de que o Lar, com 30 camas, está esgotado, tendo ainda uma grande lista de espera.
Quanto ao grau de satisfação quer dos utentes, quer dos seus familiares, diz ser elevado, já que os serviços são de “boa qualidade, prestados por uma equipa de colaboradoras muito dedicadas e competentes”.
O CCRP é presentemente integrado por Lar de Idosos com 30 utentes; Centro de Dia com 50 utentes; Serviço de Apoio Domiciliário com 37 utentes; A.T.L. (Actividades de Tempos Livres) com 37 utentes; e Creche com 28 utentes.

Creche muito solicitada. A Creche foi efectivamente uma mais-valia, para a freguesia de Vilarinho do Bairro e limítrofes. “Os pais têm aderido com grande entusiasmo, participando sempre nos vários eventos que aí são realizados, pois esta valência veio-lhes facilitar muito a vida, principalmente àqueles que trabalham”, acrescentou.
Para o futuro, e devido às dificuldades financeiras, o objectivo é fazer algumas obras de manutenção na instituição, melhorar o parque automóvel e fazer agricultura biológica, no sentido de ocupar alguns dos utentes e procurar minorar os encargos com as despesas em alimentação.

CC