Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Proteção Civil alarga alerta laranja devido ao agravamento das condições meteorológicas


O aviso laranja, o segundo mais grave, vai ser activado em todo o território continental a partir das 14:00 horas, devido ao agravamento das condições meteorológicas, anunciou hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Num comunicado enviado às redacções, a ANPC alerta que todo o país está a ser influenciado por uma depressão muito cavada e pela passagem de uma frente fria de grande actividade, que se aproxima pelo litoral e que se estenderá às restantes regiões, situação que irá provocar “precipitação intensa” e “vento muito forte”.

“Assim, chama-se a atenção para a ocorrência de chuva persistente e forte em todo o território, com maior incidência entre as 14:00 horas de hoje [sexta feira] e as 12:00 horas de amanhã [sábado]”, adianta a ANPC, advertindo que o período com precipitação mais intensa deverá ocorrer entre as 15:00 e as 21:00 horas, na região litoral oeste.

Nas regiões do interior, prevê-se que o período mais crítico ocorra entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sábado.

A ocorrência de precipitação será ainda acompanhada por uma “intensificação do vento e da agitação marítima”, tanto no litoral oeste como na costa sul, acrescenta o comunicado.

Devido às previsões meteorológicas, a ANPC alerta ainda para a necessidade de se desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais, limpar algerozes e caleiras e adoptar “cuidados redobrados” nas actividades relacionadas com o mar ou que ocorram nas suas proximidades.

A ANPC chama ainda a atenção para a condução de viaturas devido ao piso escorregadio e formação de lençóis de água, além de ser necessário fixar as estruturas soltas.

A passagem do alerta amarelo – o menos grave de uma escala de três – para o laranja, em todos os distritos do continente, irá manter-se até às 12:00 horas de sábado.