Assinar


Aveiro // Região  

Aveiro gasta o dobro da verba do ano passado em ilumunações

As iluminações de Natal em Aveiro vão este ano custar o dobro do ano passado, mas a Câmara Municipal afirma que vai pagar menos, porque vai dividir a factura com comerciantes e associações.

Fonte da autarquia disse à Lusa que este ano as iluminações de Natal vão custar cerca de 31 mil euros, mais do dobro do valor gasto em 2009 (15 mil euros), contrariando aquela que está a ser a tendência de muitas autarquias que reduziram ou eliminaram mesmo os gastos com as iluminações natalícias.

No entanto, a vereadora da Cultura, Maria da Luz Nolasco, afirmou que a Câmara só pagará cerca de um terço deste montante, sustentando que os custos “serão partilhados com a AGIR – Associação de Modernização e Revitalização do Centro Urbano de Aveiro, a Associação Comercial e alguns comerciantes”, que também angariaram fundos para algumas ruas.

“Sei que estamos numa altura de contenção e estamos a reduzir custos essencialmente com aquilo que não é prioritário”, reconheceu a vereadora, defendendo, contudo, que “as pessoas gostam de ver as suas cidades iluminadas, até para criar outro envolvimento e ambiência, que dê algum alento”.

“É preciso não tornarmos as coisas tão pesadas e tão tristes. A vida está complicada para todos, mas tem de haver uma fantasia e uma ilusão que o Natal nos transmite a todos e não podemos estar desmotivados a dizer que este ano, só porque estamos em crise, não vai haver luzes na cidade”, concluiu.

Segundo a autarquia, a iluminação de Natal vai chegar este ano a mais ruas da cidade e irá manter-se por um período maior de tempo.

As luzes serão acendidas no final do dia 19 de Novembro e permanecerão acesas até 9 de Janeiro, diariamente das 18h à 1h.

Foto: http://abrancoalmeida.com/