Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Chuva e vento forte colocam aveiro sob aviso amarelo


O distrito de Aveiro encontra-se hoje sob aviso amarelo, o menos grave, devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) que apontam para chuva e vento forte, assim como agitação marítima.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Santarém são os distritos que estão “pintados” a amarelo, o que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

A chuva e o vento forte são os motivos pelos quais o aviso amarelo foi activado nestes distritos do norte e centro de Portugal continental, com os aguaceiros a marcar presença em todos estes locais.

O IM alerta ainda para a existência de agitação marítima nos distritos litorais, desde Viana do Castelo a Leiria, com as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila de Conde a estarem encerradas, enquanto que as de Aveiro e da Figueira da Foz permanecem encerradas.

Assim, as previsões meteorológicas para o dia de hoje são de céu geralmente muito nublado e com períodos de chuva – que poderão ser temporariamente fortes – nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Deverá ainda ocorrer queda de neve acima dos 1300 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela, ao longo do dia.

O vento será em geral fraco (inferior a 20km/h) de sul, tornando-se gradualmente moderado (20 a 35 km/h), em especial no litoral, e forte (40 a 55 km/h) – com rajadas da ordem dos 90 km/h – nas terras altas.

O estado do mar, por sua vez, apresentar-se-á na costa ocidental com ondas de noroeste com três a quatro metros, passando depois a ondas de oeste e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 16 e os 17 graus Celsius. Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com um a 1,5 metro e com a água a chegar aos 17º.

O arquipélago madeirense está igualmente sob aviso amarelo, devido aos períodos de chuva que irão marcar presença nas ilhas da Madeira e Porto Santo, os quais poderão ser por vezes forte. O céu apresentar-se-á geralmente muito nublado e o vento soprará moderado (20 a 35 km/h) de oeste, tornando-se forte (35 a 55 km/h) nas zonas montanhosas e rodando para noroeste no final do dia.

Quanto ao estado do mar, na costa norte as ondas serão de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e na costa sul serão de sudoeste, com um metro de altura. A temperatura da água do mar será de 21º.

No resto do território nacional, os distritos do sul do continente e o arquipélago dos Açores encontram-se hoje sem qualquer aviso, com as temperaturas máximas previstas a ser de 15º no Porto, 16º em Lisboa, 18º em Faro, 21º em Ponta Delgada e 23º no Funchal.