Assinar
Bairrada // Mealhada  

Escolíadas 2011 com datas definidas

Decorreu no sábado, 27 de Novembro, na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, a 1.ª reunião de preparação das Escolíadas 2011.
Estiveram presentes Leonor Lopes, em representação da Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC), Cristina Cunha e Luís Fardilha em representação do Instituto Português da Juventude (IPJ), Adília Ramos, em representação da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), e representantes de 16 Escolas Secundárias dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Escolas veteranas no evento como a Secundária Homem Cristo, Mealhada e Dom Dinis de Coimbra, assim como escolas que pretendem voltar ao projecto como as Secundária de Anadia e Marques Castilho de Águeda, e uma estreia no projecto; escola de Arganil, trazida pela mão de um ex-participante como aluno no evento, actualmente professor. De assinalar a presença desta reunião de algumas pessoas que nunca tendo participado costumam acompanhar e gostam do evento.
A ordem de trabalhos proposta tinha como principais objectivos avaliar as alterações introduzidas na última edição, nomeadamente a deslocação para o Centro Cultural de Ílhavo e a realização da finalíssima no velódromo de Sangalhos, e apresentação de novas ideias para melhorar o evento e encontrar mais sustentabilidade para as próximas edições.
A avaliação da 21.ª edição do evento foi no geral bastante positiva e ficou expressa a vontade de continuar com a existência de dois pólos e a realização de uma finalíssima, que será a 20 de Maio.
Foi decidido por unanimidade passar-se a cobrar um bilhete de valor simbólico para aceder aos espectáculos, esperando-se assim encontrar alguma receita que possa viabilizar o evento.
Foi apresentada a proposta de convidar a Direcção Regional da Cultura do Centro a juntar-se a DREC e a ESEC na constituição do Júri.
O Calendário para as Escolíadas 2011 foi aprovado por unanimidade, tendo início em 11 de Março, prolongando-se até ao dia 03 de Junho. Foi dada uma especial atenção a escolha das datas para garantir que os alunos participantes não fossem prejudicados com os exames.
A reunião terminou com o agradecimento da Dr.ª Leonor Lopes (DRCC) ao convite feito pela Associação Escolíadas para estar presente na reunião, que fez uma intervenção onde assumiu que estava surpreendida pelo desempenho dos alunos e professores, valorizando o projecto caracterizando-o como “fantástico”.
Ficou já agendada a próxima reunião para 15 de Janeiro, onde será decidida a ordem de participação das escolas.