Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Cavaco faz o pleno no distrito incluindo em Águeda a terra natal de Alegre

Cavaco Silva voltou a vencer as eleições em todos os concelhos do distrito de Aveiro incluindo em Águeda, a terra natal de Manuel Alegre, onde o candidato apoiado pelo PS obteve quase metade dos votos alcançados nas últimas presidenciais.

O candidato reeleito ganhou em todos os concelhos, tal como em 2006, recolhendo 188.552 votos (60,69 por cento) enquanto que Manuel Alegre obteve 52.798 (17,55), seguindo-se Fernando Nobre com 40.848 (13,58).

Francisco Lopes não foi além dos 3,72 por cento no distrito, pouco à frente dos 3,3 de José Manuel Coelho. Quanto a Defensor Moura, atingiu os 1,16 por cento.

Cavaco obteve a vitória mais expressiva no concelho de Vagos, com 79,05 por cento de votos e subiu a votação em Águeda, a terra natal de Manuel Alegre, passando de 57,61 por cento, em 2006, para 61,25 por cento.

No sentido contrário, Alegre obteve nestas eleições 21,01 por cento, um resultado inferior ao alcançado em 2006, quando não tinha o apoio do PS, e que foi de 28,85 por cento.

Em declarações à Lusa, Augusto Semedo, diretor adjunto do jornal Região de Águeda disse que este resultado significa que a mensagem de Alegre “também não passou no concelho”.

Augusto Semedo adiantou ainda que a campanha de Manuel Alegre foi a única que passou por Águeda, mas não houve contactos com a população. “Não houve arruadas. Apenas um comício com o primeiro-ministro”, explicou.

Por outro lado, realçou que Alegre “é uma pessoa que reúne apoios de gente que conviveu com ele e que conhece o seu percurso de vida, mas para a generalidade das pessoas e para a gente mais nova é a figura mediática da televisão”.

“Não é por ser daqui, que têm mais ou menos carinho”, acrescentou.

A Lusa tentou falar com vários responsáveis do PS em Águeda que não se mostraram disponíveis para comentar os resultados eleitorais no concelho.

Em 2006, Cavaco Silva obteve o melhor resultado em Vagos com 85,07 por cento da votação.

Manuel Alegre foi o segundo candidato mais votado em 15 dos 19 concelhos, ficando atrás do candidato então apoiado pelo PS, Mário Soares, nos municípios de Castelo de Paiva, Espinho, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

O concelho onde Alegre obteve o melhor resultado foi na Mealhada com 28,97 por cento dos votos.