Assinar
Anadia // Bairrada  

Museu do Vinho inaugura novo núcleo de exposições temporárias

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugura um novo núcleo de exposições temporárias, no próximo sábado, dia 29 de Janeiro, pelas 16h.
Este novo núcleo de exposições, revela, uma vez mais, uma aposta do Museu em duas linguagens plásticas distintas. Desta vez, serão inauguradas, em simultâneo, duas grandes exposições, uma de escultura e outra de pintura/instalação.
Dando continuidade à aposta nos principais nomes e referências artísticas da arte contemporânea portuguesa, irá o Museu expor um magnífico conjunto escultórico de um dos mais prestigiados escultores portugueses da actualidade. Falamos de Paulo Neves um dos escultores com maior número de obra pública em Portugal, sendo reconhecido, quer pela principal crítica artística nacional e internacional, quer pelos seus pares.
Paulo Neves, expressa nos seus trabalhos uma força incomensurável, suportada por uma inegável originalidade nas linguagens a que recorre e que lhe atribuem especificidade e assinatura distintiva. O prestígio deste autor foi um dos motes para que o sector vitivinícola da Bairrada (Adega Cooperativa de Cantanhede, Adega Luís Pato, Quinta dos Abibes e Quinta do Ortigão) viesse a assumir, com o Museu do Vinho Bairrada, a partilha de responsabilidades na organização deste novo núcleo de exposições temporárias do Museu do Vinho Bairrada. Um forte sinal de participação activa do sector vitivinícola da região, numa aposta concertada na cultura e no enoturismo, fundamentais para uma maior visibilidade dos vinhos Bairrada.

A maior tela nacional pintada à mão, num tributo ao espumante. Mais de 30 m2 tem a pintura instalação, apresentada, agora, em Anadia. Esta tela de grandes dimensões resultou de um projecto criativo do artista plástico Mário Vitória, dando resposta a um desafio feito pelo Museu do Vinho Bairrada. Esta enorme tela pintada à mão regista um tributo e uma glorificação à história dos espumantes na Bairrada, procurando enaltecer também o papel verdadeiramente estratégico que esta bebida tem na região e no país.
Além desta obra, o artista apresenta ainda um vasto leque de pinturas, quase todas de grande dimensão, criadas em torno da temática do vinho e dos motivos associados ao precioso néctar.
Refira-se que Mário Vitória é um dos jovens artistas plásticos da actualidade que tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma referência nacional, tendo recebido já a crítica de prestigiados críticos e escritores nacionais, tais como de Valter Hugo Mãe ou Ana Luísa Barão.
Como é habitual, a cerimónia de inauguração contará com um conjunto diversificado de actividades paralelas como por exemplo, poesia, música e lançamento de livros.