Assinar
Anadia // Bairrada  

VNMonsarros: Eleições presidenciais pouco participadas

As eleições para a Presidência da República na freguesia de Vila Nova de Monsarros, realizaram-se na terça-feira, dia 25, sem qualquer incidente. As duas mesas de voto, instaladas na escola da localidade, abriram às 8h e encerraram às 19h.
Com 1.719 eleitores inscritos, votaram apenas 265 eleitores, ou seja 15,42%.
A este propósito, o autarca António Duarte diz que a fraca adesão se prendeu com o facto dos votos “já nada adiantarem para os resultados nacionais”, mas também “porque as pessoas preferiram continuar o protesto”.
Todavia, o objectivo de chamar a atenção da opinião pública para o eventual encerramento da Extensão de Saúde foi conseguido. Foram inúmeros os órgãos de comunicação social que, tal como Jornal da Bairrada, fizeram eco do boicote às eleições no domingo , 23 de Janeiro.
António Duarte diz que a luta vai continuar e que durante esta semana segue para Ana Oliveira, directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga I, um ofício a pedir o agendamento de nova reunião.
O autarca continua a apelar à população para que volte a inscrever-se na Extensão de Saúde local (onde restam apenas 200 inscritos) e deseja que este serviço volte a funcionar, como num passado recente, diariamente com uma médica, uma administrativa, uma enfermeira e uma pessoa para limpeza.
Presentemente, abre apenas uma manhã por semana e não tem serviço de enfermagem.
Resultados: Cavaco Silva, 178 votos (74,17%); Fernando Nobre, 25 votos (10,42%); Manuel Alegre, 22 votos (9,17%); José Coelho, 12 votos (5%); Francisco Lopes, 3 votos (1,25%); Defensor Moura, 0 votos (0%).