Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Falta de médico afecta Atendimento Complementar

A consulta de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Anadia – a funcionar no Hospital José Luciano de Castro – esteve sem médico no período da manhã, da última segunda-feira.
Uma situação que se deve à falta de médicos no ACES Baixo Vouga I, que integra os Centros de Saúde Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.
Ao Jornal da Bairrada, a médica Ana Oliveira, directora do ACES Baixo Vouga I, adiantou que os utentes que se deslocarem à consulta de Atendimento Complementar são orientados para uma das Unidades de Saúde (Anadia, Sangalhos e S. Lourenço do Bairro) da sua área de residência, em funcionamento das 8 às 20h, “por forma a que nenhum utente fique sem consulta”. Esse encaminhamento e triagem, na consulta de Atendimento Complementar, tem estado a ser feita por uma enfermeira, auxiliada por uma administrativa.
Ana Oliveira sublinha ainda que o ACES Baixo Vouga I conta com 62 clínicos, quando deveria ter 81. Por isso, admite gerir com algumas dificuldades e constrangimentos uma situação tão complexa: “temos médicos a fazerem um horário das 8 às 20h e depois a fazerem noite ou fim-de-semana”, justificando desta forma não poder “pedir mais aos meus médicos”, assim como diz também não poder “criar melhores condições para Anadia, quando Oliveira do Bairro e Águeda se encontram em situações mais complicadas”. A situação, que poderá agravar-se durante o período de férias da Páscoa, prende-se com a falta de médicos não só na região, mas no país, até porque, como explicou aquela responsável, no último ano, muitos foram os clínicos que têm vindo a pedir a aposentação.
Segundo Ana Oliveira, no ACES Baixo Vouga I, há médicos a fazerem horários de 42 ou 35 horas semanais, na Unidade de Saúde a que pertencem, mas que, depois, fazem quase o dobro das horas em horário pós-laboral: seja noite ou final de semana.
Ana Oliveira acrescenta ainda que a procura da consulta de Atendimento Complementar tem vindo a diminuir e que esta é basicamente procurada por pessoas de Anadia. Quanto às situações de urgência, essas continuam, como até aqui, a ser encaminhadas para os Hospitais de Águeda, Aveiro e Coimbra.
Na terça-feira, dia de fecho da edição, a situação estava normalizada.

Catarina Cerca