Assinar


Águeda // Bairrada  

Câmara de Águeda vence CIO Award

A Câmara Municipal de Águeda foi uma das dez vencedoras, a nível nacional, dos prémios CIO Awards 2011, atribuídos pela consultora IDC, que distinguem os melhores projectos tecnológicos portugueses.
O processo de modernização e simplificação dos processos autárquicos levado a cabo na Câmara Municipal de Águeda foi merecedor do prémio criado pela IDC com o objectivo de distinguir projectos de inovação, suportados por tecnologias de informação, com grande impacto nas organizações e empresas portuguesas.

Agilizar. O projecto implementado pelo município de Águeda, que tem como objectivo agilizar os processos, dar uma resposta mais rápida e eficaz, e demonstrar receptividade aos investimentos na área do concelho, aumentando a competitividade na medida em que os custos imputados aos empresários é reduzido, foi um dos dez vencedores. Ganhou o prémio na categoria “Modernização e Simplificação dos Processos Autárquicos”.
Segundo a IDC, uma das razões que levou à escolha deste projecto foi o facto de, em termos administrativos, as soluções implementadas neste município – licenciamento na hora e Workflow associado a um Arquivo documental digital – serem, na data da entrada em funcionamento, e na actualidade, únicas, no seu conjunto, num município nacional.
Referindo-se ao prémio, o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, destacou que “as diferentes soluções e medidas de modernização dos processos autárquicos inserem-se numa estratégia de competitividade territorial, tornando o concelho de Águeda mais atraente quer para os seus próprios investidores, quer para novos investidores”.

Destacou ainda “a redução de custos, a qualidade e a celeridade nas respostas aos interessados” e ainda “o facto da autarquia criar condições favoráveis para a fixação de novas empresas e populações na óptica de um desenvolvimento sustentável”.
Os galardoados foram escolhidos por um júri composto por especialistas como Jaime Quesado, especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade, José Tribolet, professor IST e presidente INESC, Pedro Veiga, professor FC-UL e presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional ou António Bob Santos, Coordenador-adjunto do Plano Tecnológico.