Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Feira da Vinha e do Vinho começa sábado

A Câmara Municipal de Anadia inaugura, no próximo sábado, dia 18, mais uma edição da Feira da Vinha e do Vinho. A inauguração decorrerá pelas 17h, no Vale Santo (junto ao Centro Cultural de Anadia).
A autarquia, com a organização da Feira da Vinha e do Vinho, pretende mostrar os costumes das gentes do município, divulgar os seus produtos, a gastronomia e as tradições do seu povo. A vinha e o vinho são elementos que desde sempre estiveram associados ao concelho de Anadia e às suas gentes, base importante de uma economia caracterizada fortemente pelo sector rural, e que fizeram do concelho a capital do espumante.
Pioneira na produção de espumantes – pois foi em Anadia que, pela primeira vez em Portugal, se produziu este famoso néctar – a região consegue conciliar de forma exemplar os seus produtos vinícolas com uma rica gastronomia, onde o Leitão à Bairrada, embora seja o prato de maior importância, não se encontra sozinho numa imensa lista de sabores regionais.
Assim, de acordo com a temática da Feira, e em espaço especialmente concebido para receber as empresas vitivinícolas, estarão presentes diversos produtores e/ou engarrafadores, bem como outras instituições relacionadas com o sector.
Este ano, haverá também neste certame uma Praça do Espumante, com tasquinhas, dinamizadas por diferentes associações culturais e desportivas do município.
Além de uma mostra de gastronomia, de vinhos e das potencialidades das várias freguesias e associações do concelho, a Feira da Vinha e do Vinho é também um espaço de cultura e de festa, com animação permanente proporcionada pelos muitos artistas, que por ali passam, este ano com a presença de Gonçalo Tavares & Riltili Band, Fernando Alvim, Mickael Carreira, Tara Chic, Quim Barreiros, Marchas dos Santos Populares; Tunas Académicas, David Antunes & Midnight Band + Pacheco & Boinas, do programa televisivo “5 para a meia-noite”, “Disco Katedral”, Homens da Luta, Tony Carreira e diversas associações culturais do concelho. Após os concertos, o espaço terá animação com diversos DJ’s.
No dia 24 de Junho haverá ainda lugar à realização de uma passagem de modelos – “Anadia Fashion” – organizada pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), em parceria com o comércio local.
Enfim, uma semana cheia de alegria, música, cor, divertimentos, concursos, gastronomia e cultura, onde o Espumante e o Leitão serão com certeza os reis.
O certame encerrará a 26 de Junho com uma sessão de fogo de artifício. As entradas para todos os dias do certame são gratuitas.