Assinar
Anadia // Bairrada  

Avelãs de Cima: Encontro gastronómico uniu freguesia

Decorreu, no passado fim-de-semana, o 3.º Encontro Gastronómico da Freguesia de Avelãs de Cima. Dinamizado pelo Grupo Cultural Raízes Verde Pinho, do Centro Social da Freguesia, a “Tasca do Pombo” foi uma das tasquinhas presentes neste encontro que contou ainda com a presença de mais seis associações: O Académico de Avelãs de Cima; ACR “Os Figueirenses”; ADC Candieira; UCR Boialvo e o Agrupamento dos Escuteiros. Tendo o bacalhau como prato de referência, cada associação serviu na sua tasquinha a sua “especialidade” gastronómica. Nas ementas podíamos escolher entre a pizza de bacalhau, bacalhau à Figueirense, bacalhau à Gaúcha ou à Verde Pinho e, para quem preferisse um prato de carne, e porque estamos na Bairrada, o leitão de Boialvo revelou-se uma delícia. Para a sobremesa uma “cagadela de pombo”, uma filhós, um gelado e … um café.
A ACR da Cerca/S. Pedro colaborou neste evento, trazendo o grupo “Gaiteiros do Popularis”, que, com a sua ímpar qualidade musical, contribuiu para a animação das tasquinhas. A noite de sábado contou com a simpática presença do pequeno grande cantor anadiense, Miguel Moura, que quando subiu ao palco arrastou até si a camada jovem de fãs e admiradores(as).
O fim da tarde de domingo foi preenchida com a presença do Grupo Folclórico da Pedralva que, com o seu vasto reportório, cativou a presença e entusiasmo do muito público presente.
Participaram também um grupo de artesãos que, a trabalhar ao vivo, ensinavam a sua arte: cestaria, tamancos, “patch-work”, trapologia, apicultura e as populares colheres de pau.
O sucesso desta iniciativa não se mede apenas pelas largas centenas de refeições servidas, mas sobretudo pela participação das várias associações da freguesia, que com a sua presença e entusiasmo proporcionaram uma forma de convívio diferente e aberto a toda a população, onde reinou a camaradagem e a boa disposição. Mais que qualquer lucro financeiro, importa cultivar iniciativas que dinamizem e cativem a participação dos cidadãos das nossas terras.

Direcção do Centro Social Cultural
e Recreativo de Avelãs de Cima