Assinar
Anadia // Bairrada  

Novas acessibilidades para o centro da cidade de Anadia

Dentro de um ano, o centro da cidade de Anadia terá um novo visual. Na última terça-feira, foi assinado, nos Paços do Concelho de Anadia, o auto de consignação do projecto “Requalificação urbana e acessibilidades integradas da cidade de Anadia”.
Com um prazo de execução de um ano, a obra que mudará o centro da cidade foi adjudicada por 1.367.399,99 euros. Todavia, o financiamento por parte do QREN não foi além dos 512.173,73 euros, pelo que o autarca Litério Marques admite “tudo fazer para que este valor seja alterado, já que é uma comparticipação que nos deixa numa situação nada confortável”.
Certeza é que durante a empreitada o trânsito não sofrerá graves condicionamentos: “serão pontuais os desvios a fazer”. Aos jornalistas o edil anadiense revelou aquela que será a mais importante alteração de todas: a colocação de parquímetros em toda a zona de estacionamento do centro (Praça Visconde de Seabra e Praça do Município).
“Nesta zona mais central, o estacionamento vai ser controlado com parquímetros, sendo certo que o rendimento das taxas será para aplicar na área social”, admitiu Litério Marques, acrescentando que a requalificação “vai dar um tratamento de qualidade à cidade, destacando-se a eliminação de barreiras arquitectónicas”.
A obra prevê requalificar o núcleo central da cidade, compreendida entre o IC2 e a Rua das Laranjeiras. Serão abrangidas a Avenida José Luciano de Castro, Avenida 25 de Abril, Rua do Mercado, Praça Visconde Seabra, Praça do Município e a viela Fonte do Regalo. A empreitada inclui ainda o arranjo paisagístico das duas rotundas do cruzamento do IC2 (Rotunda das Lages e Rotunda do Ciclo); da Rotunda da Avenida 25 de Abril e ainda a construção e arranjo paisagístico de duas novas rotundas que vão surgir no entroncamento da Rua do Mercado e no cruzamento da Alameda dos Bombeiros com a Avenida das Laranjeiras.
Na Rua das Flores, a intervenção prevê estacionamento em todo o comprimento num dos sentidos (sul), enquanto que na Avenida 25 de Abril surgirá uma “caldeira” contínua para os plátanos e entradas para as vivendas particulares.
A requalificação prevê a remodelação de pavimentação rodoviária e pedonal, definição de parqueamento automóvel, elevação de cruzamentos e de passagem para peões, arborização e ajardinamentos vários, substituição de rede de iluminação, novos equipamentos de sinalização rodoviária e sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos por depósitos subterrâneos.

CC