Assinar


Águeda // Bairrada  

AcES Baixo Vouga I concorre à Missão Sorriso

Nove instituições do distrito de Aveiro, entre as quais o Centro de Saúde de Águeda, do ACeS Baixo Vouga I (que abarca também os Centros de Saúde de Oliveira do Bairro, Anadia e Sever do Vouga) concorreram para receber o apoio da Missão Sorriso (Continente) para a implementação de projectos de intervenção nas áreas de Saúde materno-infantil ou do envelhecimento activo.
O Centro de Saúde de Águeda está a concorrer com o projecto “Laços de Ternura”, que pretende promover o bem-estar global da mãe/casal, detectar precocemente as depressões pós-parto e fornecer aos pais suporte afectivo/emocional. Simultaneamente, pretende melhorar as competências parentais e detectar precocemente situações de tensão familiar, encaminhando as mães/famílias para que possam obter ajuda atempada.
Através desta candidatura, pretende-se implementar um projecto-piloto na área da promoção da Saúde Mental na gravidez e 1.ª infância, cientificamente validado, que possa vir a ser replicável a nível nacional, esperando-se que um dos outcomes do projecto venha a ser a edição de um Livro de Boas Práticas na área da Promoção da Saúde Mental na Gravidez e Primeiros Tempos de Vida da Criança.
O projecto terá a duração de dois anos e assenta na formação de 20 profissionais. Paralelamente, através dos grupos de grávidas/casal e pais e bebés já constituídos nos Centros de Saúde, dar-se-á apoio às funções parentais e ao desenvolvimento psico-afectivo da criança, em especial nos primeiros cinco meses de vida.
A partir desse momento, estarão criadas as condições básicas para se iniciar a expansão do projecto, abrangendo progressivamente mais agentes locais e, consecutivamente, um maior n.º de destinatários finais.
Este ano, a Missão Sorriso recebeu 123 projectos, um número recorde de participações, disponíveis para votação até 31 Dezembro. Não deixe de votar (pode fazê-lo mais do que uma vez) no projecto “Laços de Ternura”, do ACeS Baixo Vouga I ((http://missaosorriso.continente.pt/projectos.php).