Assinar
Anadia // Bairrada  

Av. Caminho: Autarquia sonha com salão polivalente para a população

“Prometo pouco para não falhar e cumprir com o prometido.” Esta é a forma de estar na vida política do autarca César Andrade, de Avelãs de Caminho.
Embora o seu plano de atividades para 2012 tenha sido aprovado em Assembleia de Freguesia, por unanimidade, o autarca reconhece que um orçamento de 50.500 euros não lhe permitirá fazer grandes melhoramentos. Por isso, admite que será “um ano de contenção, um ano muito difícil para trabalhar” e que terá a “manutenção” como grande prioridade.
“Não vou pensar em grandes obras, mas na manutenção da freguesia e na realização de pequenas obras que, mesmo assim, serão de vulto para as nossas parcas possibilidades”, disse, não deixando de sublinhar ter em perspetiva uma importante obra que só poderá concretizar-se com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.

Grandes obras. César Andrade refere-se a “um sonho”, a construção de um equipamento para servir a população em várias vertentes.
“Queríamos adquirir um terreno, – mas para tal a Câmara Municipal terá, dentro das suas possibilidades, que nos ajudar -, para construir um edifício polivalente, que sirva a freguesia em áreas cultural, social e até paroquial. Um espaço que integre salas de catequese, uma sala de exposições/museu, uma casa mortuária e onde as comissões de festas possam guardar objetos religiosos. Para a implantação desta obra, César Andrade já estudou dois possíveis locais (um terreno localizado nas imediações da Igreja Matriz ou um outro, mais afastado, junto ao Rio da Serra), contudo a aquisição de qualquer um deles passa por negociações com os proprietários e apoio financeiro da Câmara Municipal.
Esta é, sem dúvida, a obra que gostaria de fazer e que marcaria este mandato na medida em que “daria resposta a várias lacunas sentidas pela população, mas também pelo facto de ser uma obra que faz muita falta”.
Um outro melhoramento de vulto que não passou ainda de um sonho que tarda a realizar-se é o de ver a iluminação pública ao longo do IC2 remodelada. “É uma vergonha o estado desta iluminação. Trata-se de um eixo viário principal que atravessa a freguesia e a iluminação não poderia ser pior. É tão fraca que, nos locais onde existem passadeiras para peões, a visibilidade é quase inexistente. Um perigo para a segurança e uma urgência pela qual reivindicamos há muito tempo”, acrescenta, avançando que também a iluminação na Rua dos Combatentes, que liga a freguesia a S.João de Azenha é também muito fraca e necessita ser revista.

Intervenções em várias áreas. César Andrade pretende ainda fazer as necessárias diligências para que seja colocada sinalização sonora, pelo menos na passadeira para peões, localizada em frente à Igreja Matriz, junto ao IC2. “É imprescindível até porque seria uma forma de dar mais autonomia a pessoas invisuais e com limitações que residem na freguesia e que neste momento precisam sempre de alguém que as ajude a atravessar a via”.
Mas em matéria de segurança, o autarca fala ainda na necessidade de colocar bandas redutoras de velocidade na Rua das Flores, que liga a freguesia a Avelãs de Cima. Uma obra que terá de ter ajuda da Câmara Municipal, adianta, dando conta de que irá mais uma vez apelar à GNR de Anadia para que continue a “apertar” o patrulhamento e vigilância na freguesia, sobretudo nas zonas mais críticas.
Mas, durante este ano, César Andrade acredita conseguir ainda requalificar a Fonte da Bica, dando seguimento a uma beneficiação começada já em 2011. “Queremos dar um arranjo àquele espaço por forma a torná-lo mais harmonioso”, sendo também uma forma de preservar o património de outrora: “era um local onde as pessoas que trabalhavam no campo paravam para comer a bucha, por ser tranquilo e ter água potável”.
No ano que agora se inicia, a autarquia de Avelãs de Caminho vai apostar na construção de valetas em cimento em várias ruas da freguesia, por forma a gastar cada vez menos verba em limpezas, mão de obra e em pesticidas .
Também a remodelação de sinalização será uma prioridade, não só porque esta tem sido vandalizada, mas porque a Junta de Freguesia pretende colocar nova toponímica nas ruas onde ela ainda não existe.
Ainda durante este ano também os muppies localizados no jardim Ste. Même les Carriers, Chafariz e no Porto Antão vão ser substituídos.
Ao JB, César Andrade reconhece que os executivos das Juntas de Freguesia estão muito limitados devido à falta de meios financeiros para fazer face às necessidades das freguesias, por isso diz que “por vezes sentimos algum desânimo e esmorecemos pois queremos resolver alguns problemas e não conseguimos”.
“Repare que os sucessivos Governos têm cometido inúmeros erros e são as Câmaras e as Juntas de Freguesia, que dão o corpo e alma pelas populações, que pagam a fatura. Isso está errado”, diz, em jeito de desabafo.
A terminar, reconhece que com esforço e empenho o seu executivo tem conseguido cumprir os planos de atividades a que se propõe, acrescentando estar igualmente determinado em continuar a apoiar as coletividades e instituições da freguesia na prossecução das suas atividades.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt