Assinar
Bairrada // Mealhada  

“Sargento Xavier” e Micaela, reis do Carnaval da Mealhada

O ator Anderson Di Rizzo, mais conhecido como Sargento Xavier, da telenovela “Morda e Assopra”, transmitida pela SIC, e a cantora Micaela serão os reis da próxima edição do Carnaval da Mealhada.
Nos desfiles de 19 e de 21 de fevereiro está assegurada a presença dos dois artistas que, segundo Fernando Saldanha, presidente da Associação do Carnaval da Bairrada, vão animar e divertir bastante os milhares de visitantes aguardados para este que é o mais brasileiro de todos os carnavais do país.

Muita folia e animação. Em contagem decrescente para o Carnaval (faltam três semanas), ultimam-se, na Mealhada, os preparativos para mais uma edição.
Na conferência de imprensa de apresentação do Carnaval de 2012, realizada na última sexta-feira, nos Paços do Concelho da Mealhada, o presidente da Associação do Carnaval da Bairrada falou dos reis como sendo “uma aposta bem conseguida”. Apesar do ator brasileiro não ter um grande curriculum, é um jovem que começa a dar passos bem firmes no meio televisivo e no teatro. Já a rainha, a cantora Micaela, bem conhecida do público português, é “uma artista com presença e que saberá animar e divertir o público”, acrescentou.
Fernando Saldanha acredita que será “uma excelente edição”, que apesar dos cortes orçamentais, continua a apostar fortemente na qualidade. O orçamento da presente edição é de 120 mil euros (reduzido em 10%), dos quais 80 mil dizem respeito ao apoio financeiro atribuído pela autarquia mealhadense, que fornece ainda todo o apoio logístico.
Por isso, Fernando Saldanha afirmou que será “um Carnaval muito rico, com carros alegóricos do melhor que se faz a nível nacional”, na certeza de que o espetáculo que vai sair à rua “será de excelência e vai ser do agrado de todos”, dando conta de que a presente edição terá “a importante função de, pelo menos durante dois ou três dias, fazer esquecer as dificuldades, os problemas e a crise, divertindo a população e os visitantes”.
Com o preço do bilhete a 5 euros – preço que se mantém há já vários anos – Fernando Saldanha acredita que público não faltará e que para tal basta também uma pequena ajuda de S.Pedro para que a festa se realize em todo o seu esplendor, sem ameaça de chuva.
Por outro lado, as quatro escolas presentes (este ano apenas não participa a Escola Real Imperatriz) prometem fazer as delícias do público já que todas elas “estão muito envolvidas, perdendo noites seguidas a ultimar os preparativos, com muito sacrifício e dedicação”, por forma a se apresentarem no sambódromo com toda a dignidade.
Quanto aos temas, é já possível avançar que a Escola Sócios da Mangueira irá prestar um tributo a Mickael Jackson – o rei da pop, enquanto que a Escola Batuque fará uma “Viagem pelos caminhos de Portugal”. A Escola Samba no Pé escolheu como tema para este corso “Bens essenciais à vida”, enquanto que os Amigos da Tijuca vão trazer para a rua o tema “Surpresa”. Contudo, para além dos carros das Escolas de Samba, o corso incluirá seis carros alegóricos, carro dos reis e o carro do grupo Papagatos, saltimbancos, mimos, fanfarra e gigantones.
À semelhança de anteriores edições, não vão faltar os grupos de crítica e de sátira social: os Divertidos, o grupo de dança Populum; o grupo de animação Big Borga e os Papagatos, num total de mais de 1500 figurantes prometem tardes de grande folia e animação.
Os desfiles começam nos dois dias às 15h, no sambódromo Luís Marques e os bilhetes estarão à venda nas várias bilheteiras colocadas ao longo do recinto.

Destino turístico. Na oportunidade, a vereadora Filomena Pinheiro sublinhou a importância do evento que “marca o calendário de animação da região e do país”, sendo, por isso, uma das prioridades da autarquia: “todos sabem que o Carnaval traz ao concelho inúmeros visitantes, tornando-o um destino de turismo”. No entanto, a autarca não deixou de lamentar a falta de trabalho voluntário nas edições presentes. Daí o seu apelo “às freguesias para que se envolvam neste evento que é do município e que o faz brilhar durante esta época festiva”, disse, concluindo que à conta do Carnaval “muita gente vem conhecer outras valências e atrativos do concelho”, como é o caso da gastronomia, do enoturismo, da estância termal do Luso e do Buçaco.
“É um evento que nos permite mostrar o que de melhor temos para oferecer ao visitante”, disse, acrescentando que o Carnaval da Mealhada, pela sua história e tradição, “é uma mais valia para toda a região”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt