Assinar
Anadia // Bairrada // V. Nova de Monsarros  

Vila Nova de Monsarros: O Pichel

Muitas coisas se conseguem quando as pessoas se unem. Em Vila Nova de Monsarros quase tudo se consegue com a união da população por uma causa, seja ela social, cultural, desportiva, religiosa, lazer, etc. O grupo dos amigos O Pichel é um exemplo disso mesmo.
Pichel? Perguntam vocês. Isso mesmo, pichel, ou seja, vaso para beber vinho.
Tudo começou há cerca de 25 anos quando um grupo de amigos, numa das festas da freguesia, foi até à quermesse e a um deles saiu um grande pote de barro.
Encheram o pote de cerveja e começaram-lhe a chamar pichel. A partir daí, esse grupo de amigos ficou também com o mesmo nome e, o seu símbolo, o pichel.
Daí até começarem a surgir iniciativas do grupo foi um instante.
Inicialmente, o objetivo do grupo era juntar a malta para se divertir, conversar e dar apoio uns aos outros perante as dificuldades que surgiam.
O grupo foi crescendo e começaram a ter direito a cartão de sócio e tudo. Como este da Elisabete Esteves, a quem quero agradecer todas as informações sobre O Pichel.
Depois começaram a organizar excursões. Normalmente, iam à Serra da Estrela mas também a outros destinos, como por exemplo, a Fátima. Mais tarde, começaram a fazer um encontro/passeio anual de bicicleta, a 1 de maio.
O Pichel tem uma comissão organizadora, que muda todos os anos a 1 de maio, e organiza o encontro anual e outro evento à sua escolha.
O encontro anual de 1 de maio é normalmente às Termas de Vale da Mó e tem almoço incluído. Se as condições climatéricas não ajudarem, arranjam sempre uma alternativa. Vão famílias inteiras, miúdos e graúdos, tudo a pedalar ao melhor ritmo para o grupo se manter sempre junto.
Este ano, o outro evento que a organização preparou foi um passeio turístico às Amendoeiras em Flor, que se realizou no passado dia 17 de março. O almoço foi da responsabilidade de cada um, mas a organização ofereceu o pequeno almoço a meio da manhã.
Como sempre, a adesão foi grande e encheram dois autocarros.
Todos podem participar nos eventos, mesmo não sendo sócios, basta que paguem o valor estipulado por pessoa.
Todos os anos, a organização faz um brinde alusivo ao grupo, para vender. Este ano é uma caneca em inox com uma fita porta chaves, com a impressão Pichel 2012.
De início o dinheiro que sobrava dos eventos era usado para comprar as coisas necessárias à organização dos mesmos. Ultimamente reverte para o Centro Social de Vila Nova de Monsarros. Não é uma maravilha?
O pote de barro original já se partiu. É uma pena! Já vários potes se seguiram mas o verdadeiro espírito do Pichel continua vivo, o grupo continua a crescer, está ativo e recomenda-se.
Viva O Pichel!
Ema Martins