Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Banco Municipal de Emprego com balanço muito positivo

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro arrancou no início do mês de fevereiro com o Banco Municipal de Emprego (BME) que pretende apoiar quem procura emprego. Dois meses depois da implementação do serviço, a vereadora do pelouro, Laura Pires, faz um balanço muito positivo.
O novo serviço de apoio aos munícipes vem dar continuidade ao serviço que era prestado pelo Gabinete de Integração Profissional (GIP), que apostava no apoio, em proximidade, à população jovem e adulta do concelho, na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Que balanço faz destes quase dois meses?
Faço um balanço muito positivo. Numa altura de crise e crescente dificuldade, em matéria de empregabilidade, a autarquia entendeu assumir um papel ativo neste domínio, afetando recursos que, segundo vamos constatando, são de extrema importância no apoio a quem atualmente lida com uma situação de desemprego ou de dificuldade em entrar no mercado de trabalho.

Um dos objetivos do BME passa por estabelecer uma ponte com o tecido empresarial local de forma a identificar as necessidades das empresas. Esse objetivo já foi atingido?
Estamos a trabalhar nesse sentido. Continuámos as parcerias com as empresas com quem trabalhámos, anteriormente, no Gabinete de Informação Profissional, mas estamos a preparar uma abordagem a todas as empresas do concelho para lhes darmos a conhecer este serviço e com elas criar relações de maior proximidade. Estamos certos que esta abordagem, que requer tempo, fará toda a diferença.

Quantas pessoas procuraram o BME nestes dois meses?
Neste momento temos 59 pessoas inscritas no Banco Municipal de Emprego. Mas nem todas as pessoas que nos procuram para esclarecimentos e aconselhamentos ficam depois inscritas no BME.

Que grandes diferenças existem entre o GIP e o BME?
Sobretudo a questão da proximidade: do atendimento ao acompanhamento e orientação técnica, quer para empregadores, quer para desempregados. Entendemos relevante manter a oferta local dos serviços de procura ativa de emprego, reforçando esta vertente local. O Banco Municipal de Emprego pretende estabelecer uma ponte com o tecido empresarial local de forma a identificar as necessidades das empresas para que, triando, o BME possa encaminhar os munícipes inscritos com perfil adequado ao solicitado. Com as despesas de combustíveis a aumentar diariamente, julgamos ser de enorme valia a prestação deste serviço em Oliveira do Bairro – concelho servido por uma rede de transportes municipal, o TOB.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt