Assinar
Anadia // Bairrada  

Maria João Passão é a nova administradora do Hospital de Anadia

Maria João Passão é a nova administradora do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Maria João Passão substitui José Afonso, que assumiu funções de presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro), em fevereiro deste ano.
Em funções desde a passada segunda-feira, a nova administradora do Hospital de Anadia foi nomeada no passado dia 20 de março.
Juntamente com Maria João Passão, o Conselho de Administração integra, como diretor clínico, o médico Rui Manuel da Cruz Simões e como enfermeiro diretor, Pedro Manuel dos Santos Nogueira.
A JB, Maria João Passão adianta que pretende manter as 15 especialidades existentes no serviço de Consulta Externa, assegurando que os utentes referenciados sejam atendidos em tempo adequado. Por outro lado, quer aumentar o número de consultas externas realizadas, assim como pretende aumentar a produção na cirurgia de ambulatório.
Maria João Passão reconhece ser necessário assegurar a manutenção da resposta cirúrgica em tempo adequado, assim como rentabilizar o serviço de imagiologia, potenciando a capacidade instalada, através da articulação com os Cuidados de Saúde Primários.
A JB revelou ainda estar a negociar com a ARS Centro e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados a criação da Unidade de Cuidados Paliativos, cujo projeto de adaptação das instalações está em fase de concurso.
“Melhorar o nível de satisfação dos utentes, salientado, contudo que o Hospital já se encontra nos primeiros lugares no estudo de satisfação realizado pela Administração Central do Sistema de Saúde e pela Universidade Nova de Lisboa” é também um dos objetivos a que se propõe, a par da manutenção da qualidade dos cuidados prestados e da manutenção do Hospital sem dívidas a fornecedores.
Com 52 anos, Maria João Passão, nasceu em Estremoz, mas reside em Coimbra. Encontra-se a concluir o Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), ministrado pelo INA. Desde 2010, era técnica superior na ARH do Centro, I.P onde desempenhava funções nas áreas da Gestão de Recurso Humanos e Contratação Pública. De 2008 a 2010, foi técnica superior na Administração da Universidade de Coimbra e fez parte da equipa de trabalho do projeto XHMS- Centro de Excelência Healthcare na Medical Solutions.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt