Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Reunião de Câmara para vereadores de palmo e meio

A Câmara municipal de Oliveira do Bairro recebe, no próximo dia 13 de abril, pelas 14h, os “Vereadores de Palmo e Meio”. Duas centenas de alunos do 4.º ano da rede pública escolar do concelho vão recriar uma sessão ordinária de uma reunião de câmara municipal.

“Vereadores de Palmo e Meio” é uma iniciativa dinamizada pela unidade de educação da câmara municipal e resulta da estratégia definida em programa de atividades de enriquecimento curricular de educação para a cidadania.

Em 2011 foi dado a conhecer o órgão Assembleia Municipal, com a reprodução da mesma numa versão para e com crianças. Este ano, na continuidade de dar a conhecer o funcionamento dos vários órgãos de poder local, os alunos começaram em dezembro a preparar-se para recriar uma sessão de reunião de câmara, onde vão assumir o papel de vereadores e técnicos municipais, defendendo propostas de intervenção cívica para a sua freguesia.
Presidente.

A presidir e acompanhar os trabalhos desta sessão estará, respetivamente, o presidente da câmara municipal, Mário João Oliveira, e o restante elenco do executivo. A apresentação de propostas será feita pelos seis vereadores de palmo e meio, sendo que todas as turmas do 4.º ano de cada escola da rede pública do concelho subscreveram as propostas votadas por maioria em cada estabelecimento de ensino.

Cidadania ativa. Com esta atividade, a autarquia pretende que os alunos contactem e percebam o funcionamento e organização do sistema democrático, desde o processo eleitoral, ao sufrágio, passando pela forma como se desenvolvem e organizam os vários órgãos de poder local. Uma sensibilização que serve não apenas para alunos, mas para toda a comunidade escolar, despertando professores, pais e auxiliares para a importância da democracia representativa e de uma cidadania ativa.