Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Feira Municipal de Sáúde promove estilo de vida saudável

A primeira Feira Municipal de Saúde do concelho de Anadia terá lugar no próximo dia 19 de maio, na Praça do Município.
Com entrada gratuita, a autarquia anadiense pretende incentivar a população a adotar estilos de vida mais saudáveis.
Rosa Tomás, vereadora da Câmara Municipal de Anadia, faz um convite a toda a população para que aproveite esta oportunidade e passe pela feira para usufruir dos múltiplos serviços de saúde e rastreios gratuitos.

A escolha desta data (maio) tem algum significado especial?
Maio é Primavera. Primavera é Vida! Mas maio é também o mês do Coração! O coração é o motor do nosso corpo e o símbolo da Vida e portanto achamos oportuno a data para realizarmos este evento.

Quais são as razões que levaram a Câmara Municipal a promover esta iniciativa?
O objetivo desta ação é incentivar a população do município a adotar estilos de vida mais saudáveis e eventualmente corrigir alguns menos benéficos. A Câmara Municipal promove assim esta oportunidade de informação e de serviços aos seus munícipes, porque acreditamos que a melhor aposta na Saúde está na prevenção da doença e não na cura.

A Câmara Municipal conta com parceiros nesta Feira. Quem são?
Chamamos parceiros às entidades que, desde a primeira hora, aderiram a esta iniciativa, participando de forma graciosa com os seus serviços. Aproveito para, desde já, publicamente e em nome da Câmara Municipal de Anadia, agradecer a sua disponibilidade. Para além destas entidades, contamos com o patrocínio “especial” de outras entidades que gostaria de referenciar e agradecer e que só no dia da feira, por ser surpresa, divulgaremos a forma do seu patrocínio.

O número de expositores atinge as vossas expetativas?
Não só o número de “expositores” ultrapassou as nossas expetativas, estão inscritos até ao momento 22, que se refletem em muitos mais serviços pois há entidades que prestam vários cuidados.

Com que serviços vai o visitante poder contar?
As entidades presentes na Feira são entidades do município ligadas à saúde, que irão fazer rastreios gratuitos em diversas áreas como audição, nutrição, índice de massa corporal, exames visuais, risco cardíaco, colesterol, tensão arterial, osteoporose, exames dentários, reumatologia, entre muitos outros!

Quais as suas expetativas em termos de adesão de público?
Dado o enquadramento do país e as recentes reformas, nomeadamente no aumento das taxas moderadoras dos cuidados de saúde, contribuirão para uma grande adesão do público. No entanto, gostaria que ficasse bem claro que a Câmara Municipal não quer assumir, ou substituir as responsabilidades do Governo nesta área. Esta é apenas uma ação de informação, que pretende ser pedagógica e preventiva na área da saúde aos munícipes.

Pode avançar o programa para este dia?
O programa será dinâmico, com atividades lúdicas paralelas, mas basicamente as pessoas dirigir-se-ão a uma área de receção/registo, onde lhes será dado um cartão para que fiquem com o registo dos valores dos serviços e rastreios a que se submeterem.