Assinar
Anadia // Bairrada  

Confraria dos Enófilos premeia vinhos de excelência

A Grande Medalha de Ouro do 32.º concurso “Os melhores vinhos da Bairrada”, relativa à colheita de 2011, promovido pela Confraria dos Enófilos da Bairrada foi, este ano, arrecadada pelo vinho tinto da Quinta das Bágeiras, do produtor Mário Sérgio Alves Nuno.
A colheita de 2011 premiou ainda com ouro, as Caves S. João (vinho branco), Quinta da Mata Fidalga (vinho rosado), Aveleda e Quinta do Encontro (vinho tinto).
A cerimónia da entrega dos prémios teve lugar no último sábado, durante um almoço realizado nas Caves Messias, na Mealhada.

Região cheia de surpresas. Na ocasião, Jorge Sampaio, presidente da Associação Rota da Bairrada, sublinhou a importância do evento que premeia, na Bairrada, a excelência, neste caso dos vinhos. Uma iniciativa da Confraria dos Enófilos da Bairrada, mas que a Rota da Bairrada tem também vindo a defender e a fazer eco: “A Rota mostra a excelência da Bairrada, seja na hotelaria, no enoturismo, no termalismo ou na gastronomia”. Por isso, defendeu que é importante continuar este caminho e trabalho de promoção e divulgação dos produtos de excelência que a região tem para oferecer, dando nota que esta é uma terra de surpresas que vai da serra ao mar, sendo o vinho e a gastronomia dois fortes produtos turísticos que interessa promover.

Confraria quer mais concorrentes. Por seu turno, Fernando Castro, presidente da direção da Confraria dos Enófilos da Bairrada, convicto de que o concurso visa estimular e desafiar o setor na busca da excelência da produção, frisou aos presentes a necessidade de todos os anos se fazer uma avaliação à colheita, tanto mais que de ano para ano se produzem vinhos diferentes: “por isso é que nuns anos ganham uns vinhos, e noutros anos ganham outros”.
Fernando Castro deixou ainda a indicação do empenho da Confraria em estimular os produtores a participarem mais neste concurso, desafiando-os a submeterem os seus vinhos a avaliação, que é realizada por um júri que considerou o mais eclético possível e com sensibilidades e conhecimentos bastante diferentes.
Tendo em conta que, este ano, se apresentaram a concurso 52 amostras, “o que é significativo”, não deixou de dizer que “a Confraria gostaria de ver este número aumentar”.
Este responsável falaria ainda da necessidade de se continuar a apostar em trabalho de excelência, sendo esse o caminho a trilhar pelos agentes ligados ao setor vitivinícola. “É necessário perseguir de forma perseverante este objetivo. De contrário, não vamos a lado nenhum, porque o mundo está cheio de coisas banais”, referiu.
Na oportunidade, e numa simples, mas sentida homenagem recordou aos presentes que um dos premiados (já falecido), se fosse vivo completaria 60 anos, no dia da entrega dos prémios. Referia-se a António Gilberto Costa, cujo prémio foi entregue à comovida viúva, Lurdes Costa.

Grande Medalha de Ouro no mercado em 2016. Aos jornalistas, o produtor Mário Sérgio Nuno avançou que se trata de um prémio, na fase de juventude de um vinho que não está ainda engarrafado (só o será em 2013), mas que só vai sair para o mercado em 2016.
Um garrafeira tinto, que terá a marca “Pai Abel”, sendo um vinho feito com baga e com 15% de touriga nacional, proveniente de uma vinha adquirida há 15 anos, na zona de Ancas.
Um vinho de topo, com grande capacidade de envelhecimento e que presta homenagem ao pai do produtor, mas também “a toda a família pela colaboração dada ao longo de todos estes anos”.

PREMIADOS
Vinhos Brancos
Adegas Cooperativas: Medalha de Prata, Adega Cooperativa da Mealhada
Empresas com vinificação própria: Medalha de Ouro, Caves S. João; Medalha de Prata, Aliança – Vinhos de Portugal; Caves Solar São Domingos; Caves Messias
Vitivinicultores engarrafadores: Medalha de Prata, Quinta da Mata Fidalga; Graça Maria S. Miranda – Casa de Saima
Vinhos Rosados
Vitivinicultores Engarrafadores: Medalha de Ouro, Quinta da Mata Fidalga
Vinhos Tintos
Adegas Cooperativas: Medalha de Prata, Adega Cooperativa de Cantanhede
Empresas com vinificação própria: Medalha de Ouro, Aveleda e Quinta do Encontro
Medalha de Prata: Aliança Vinhos de Portugal; Caves Messias; Caves Primavera
Vitivinicultores engarrafadores: Medalha de Ouro, Mário Sérgio Alves Nuno – Quinta das Bágeiras
Medalha de Prata: António Gilberto M. Costa; Quinta dos Abibes e Paulo Carlos dos Santos Marques.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt