Assinar
Anadia // Bairrada  

Sangalhos: Videoconferência em vésperas de geminação

A cerca de 15 dias da assinatura do protocolo de geminação com La Chaize le Vicomte (França), o salão nobre da Junta de Freguesia de Sangalhos serviu de palco, na passada quinta-feira, dia 14, a uma videoconferência, por Skype, que envolveu alunos da EB 1 do Cruzeiro (Sangalhos) e a Escola Básica de La Chaize le Vicomte.
Durante cerca de uma hora, alunos e professores de ambos os países ficaram a conhecer-se um pouco melhor, sobretudo acerca do funcionamento dos estabelecimentos de ensino, número de alunos, horários de entrada e saída, atividades extracurriculares, etc.
Este foi, segundo António Floro, autarca de Sangalhos, o primeiro passo para a geminação, ainda que, já em 2011, uma comitiva sangalhense tenha estado naquela localidade francesa a assinar o pré-acordo do protocolo de geminação que visa estreitar relações entre as duas localidades ao nível da cultura, educação, desporto, ambiente, economia e turismo.
A geminação será, agora, assinada no próximo dia 29 de junho, em Sangalhos. Daí que uma comitiva de cerca de 40 cidadãos de La Chaize le Vicomte, entre os quais o presidente da Câmara, David Yannick, vá estar em Sangalhos entre os dias 28 de junho e 1 de julho.
Esta primeira troca de experiências ao nível da Educação abriu a porta para um segundo contacto, que será feito na área da Saúde. Por isso, os enfermeiros Francisco Batista e Silvana Marques, da Unidade Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Anadia estiveram presentes, bem como dois agentes da “Escola Segura” da GNR de Anadia.
A JB, Silvana Marques sublinhou ter-se tratado de um convite para dar a conhecer as atividades feitas na escola no âmbito da Saúde e da Escola Segura e Segurança Rodoviária.
Do lado de lá, em França, Jean Maurice Calleau e Marie Claire Coutaud, responsáveis pela geminação para a área da Educação, foram os interlocutores, nesta manhã que se mostrou muito interessante e diferente para os cerca de 80 alunos da Escola do Cruzeiro, acompanhados pelas professoras Isilda Silva, Nazaré Luís, Arménia Simões e Esmeralda Trindade.

CC