Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

26.ª FIACOBA abre sexta-feira

Perto de uma centena de expositores, concertos, animação e gastronomia regional, workshops, concursos hípicos e eventos tauromáquicos marcam os 10 dias da 26ª Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada e 5ª Feira do Cavalo da Bairrada, de 6 a 15 de julho, no Espaço Inovação em Oliveira do Bairro. A feira abre portas esta sexta-feira, 6 de julho, onde é esperada a visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, ao início da noite.

A edição 2012 da Fiacoba volta a reunir um conjunto de propostas diversificadas e convidativas, a preços acessíveis, para o público que procura conciliar negócios com lazer e para os aficionados da arte equestre. Na área de exposição, com cerca de 80 expositores, o tecido industrial e comercial do concelho e uma mostra de artesanato regional. No exterior a área de restauração e os palcos, por onde vai passar toda a animação da feira e os vários concertos, todos os dias a partir das 21h30.

Da Feira do Cavalo da Bairrada, que este ano comemora a sua quinta edição, destaca-se a realização da 1ª Feira Nacional do Pónei. No programa constam ainda a já tradicional e Monumental Garraiada, o espetáculo de Sevilhanas, na quinta-feira, 12 de julho e a tradicional Corrida de Toiros, no último domingo, na praça instalada para o efeito ao lado do Espaço Inovação. Uma corrida que conta com a presença dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Sónia Matias e Marcelo Mendes, toiros da ganadaria Santos Silva Palha e os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e Coimbra. Todas as noites haverá desfiles de cavalos, póneis, cavaleiros e atrelagens na manga da feira.

No cartaz os artistas voltam a ser nacionais e para todos os gostos. O palco principal recebe no dia de abertura, sexta-feira, 6 de julho, Marco Paulo. No sábado, 7 de julho, sobe ao palco um veterano desta feira, José Cid & Big Band, em mais um concerto que tem tudo para reunir várias gerações. A meio da semana, quarta-feira, 11 de julho, o serão faz-se com rostos e vozes conhecidas, “Eu Conheço-te!” é um espetáculo que pretende articular as várias expressões artísticas, como o canto, a dança e a representação. Paulo Vintém, Maria João Abreu, Mico da Câmara Pereira e Toy passeiam-se em palco temas dos Abba, Lizza Minnelli, Caetano Veloso & Maria Gadu, Louis Amstrong e Deolinda, entre outros.

No último fim-de-semana, duas presenças imperdíveis: Rita Guerra sobe ao palco sexta-feira, 13 de julho, para apresentar uma nova sonoridade numa viagem mágica e apaixonada pelos clássicos da música portuguesa (do fado à ‘pop’), às canções românticas intemporais, passando pelos inéditos do seu último trabalho. No sábado, 14 de julho, Oliveira do Bairro recebe a banda revelação de maior sucesso em 2011, os Amor Electro. Banda de sonoridade pop que desde o lançamento do seu disco de estreia que estão nos primeiros lugares do top nacional.

Na agenda da feira estão previstos vários workshops com distintas temáticas. No auditório do Espaço Inovação, a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) promove a sessão “Marketing pessoal e empreendedorismo”, dia 12 de julho às 14h30. Alguns expositores vão também aproveitar a feira para dinamizar ações, como é o caso do Stand Ginoflorista, com três workshops, para públicos distintos, no espaço “ Sementes, Terras e Vasos” e da Vegas Cosméticos, com uma sessão de “Técnicas de Maquilhagem”. No âmbito da V Feira do Cavalo será promovido o seminário “ Alimentação do Cavalo de Desporto”.

No dia 14 de julho, será apresentado o livro “Vã Procura”, de Jorge Santos, natural de Oliveira do Bairro e ex-jornalista. A apresentação acontece no auditório do Espaço Inovação, às 17h00. O livro reúne 35 contos, cruzando a realidade com a ficção, procurando revelar que, dentro de nós há um mundo mágico a descobrir.

A animação made in Oliveira do Bairro também não falta ao longo de toda a 26ª edição da Fiacoba. Da noite de fados ao espetáculo “Canta-me como foi”, com os artistas da Escola de Artes da Bairrada, todos os dias há presença assídua dos talentos que se vão formando e revelando no concelho, num programa que contempla bandas filarmónicas, cantares tradicionais e folclore.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

COMO CHEGAR | Espaço Inovação, zona industrial de Vila Verde, Oliveira do Bairro. A cerca de 3 Km do centro da cidade de Oliveira do Bairro. Coordenadas GPS: N: 40º30’21, W: 8º32’16
Facilidade de estacionamento nas imediações do espaço.

HORÁRIOS E PREÇOS |A abertura da Fiacoba será na sexta-feira, dia 6 de Julho às 19h30 horas.
Horários: Fim-de-semana | 9.00- 24.00 | Semana | 17.00-20
Preços: dias 7,13 e 14 – 1,5 € (iva incluído); restantes dias 1,00€ (iva incluído); Crianças até 10 anos – entrada gratuita