Assinar
A. da Gândara // Anadia // Bairrada  

Amoreira da Gândara: Conclusão da sede da JF é prioritária

A conclusão da nova sede da Junta de Freguesia de Amoreira da Gândara é a principal obra do plano de atividades para este ano, admite a JB o autarca Joaquim Cosme. A sua construção começou em 2008 e deverá ficar concluída em 2013. Por isso, o autarca diz que as obras vão recomeçar com os trabalhos relativos à colocação das massas finas no interior, pisos em cerâmica, alumínios e eletricidade num investimento superior a 37.408 euros, tendo a Câmara Municipal de Anadia comparticipado esta fase da obra com 5 mil euros.
Uma obra de vulto que tem trazido muitas dores de cabeça ao executivo, na medida em que existem inúmeras dificuldades em arranjar verba suficiente para fazer a obra avançar com a celeridade desejada.
No entanto, apesar desta necessidade, o executivo tem-se mantido atento a outras necessidades, nomeadamente com as zonas de recreio e lazer e fontanários, sem esquecer o apoio à parte cultural, salientando ainda Joaquim Cosme os trabalhos desenvolvidos no cemitério de São Martinho, cujas paredes foram retocadas e pintadas, com apoio da Câmara Municipal, para já não falar da reparação da Ponte do Portouro que era uma grande preocupação deste executivo. “Era uma situação que estava nas mãos da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro à qual agradecemos pela obra realizada”, reconhece Joaquim Cosme, dando conta dos melhoramentos na área da limpeza, assim como pretende avançar com a construção de passeios e passadeiras desniveladas, investimentos possíveis só com ajuda da Câmara Municipal de Anadia.
Com um orçamento de 35 mil euros para o ano em curso, Joaquim Cosme admite que a verba é insuficiente para fazer a manutenção dos lugares que integram a freguesia e colmatar todas as necessidades, não deixando, contudo, de destacar o apoio da Câmara Municipal de Anadia que atribuiu um subsídio de 7.800 euros.
Com as obras de saneamento a avançar agora nos lugares que faltam, o autarca de Amoreira da Gândara avança que nesta matéria está igualmente prevista a construção de uma estação de tratamento de águas residuais na zona do Pereiro. Todavia, em jeito de recado, diz esperar que, depois deste melhoramento, a Câmara Municipal possa avançar com a colocação de tapete betuminoso nessas estradas intervencionadas.
Preocupado com a fusão de freguesias, Joaquim Cosme sublinha que essa decisão é absurda, tanto mais que a autarquia acabou de requalificar a Escola do Chãozinho, para além de possuir uma Zona Industrial, farmácia, Posto de Correios e Posto Médico, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche, Jardim de Infância e Escola Básica, para além das três adegas, padarias, cafés, restaurantes e minimercados, num total de mais de 419 postos de trabalho criados. A par desta, mostra-se igualmente preocupado com a revisão do PDM que tarda em ser conhecida: “não sei o ponto da situação, uma vez que hoje existem informações num sentido e amanhã no outro. É um grande problema que afeta o nosso desenvolvimento”.
Marchas Populares, uma tradição. As marchas populares fizeram a sua apresentação às gentes de Amoreira da Gândara no passado dia 7 de julho, juntando-se à festa a Marcha de Tamengos.
Depois desta apresentação seguiu-se um convívio (da responsabilidade da Junta de Freguesia) com todas as pessoas participantes, nas instalações da futura sede da Junta de Freguesia.
O executivo não deixa, por isso, de agradecer a todas as pessoas que participaram e organizaram as marchas, muito em especial a Ema Paula Pato e a seu irmão, Mateus Augusto. Refira-se que a marcha da freguesia teve, este ano, letra de Antero Ferreira e música de Cristina Ferreira.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt