Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Perto de 2 mil pessoas visitaram Festival do Leitão nos Covões

A 7.ª edição do Festival do Leitão do Concelho de Cantanhede, nos Covões, saldou-se num rotundo êxito, com perto de 2 mil pessoas a passar pelo Pavilhão Gimnodesportivo de Covões, no sábado e no domingo (14 e 15 de julho), ao almoço e ao jantar.
A organização, a cargo da promotora do certame desde o início, Filarmónica de Covões, em parceria com a Prodeco – Centro Social e a Prodeco – Secção de Futebol, não pode, por isso, estar mais satisfeita, estando já a preparar a edição do próximo ano.
Este ano, o evento foi antecipado em cerca de um mês, no entanto, “tivémos praticamente o mesmo número de visitantes relativamente ao ano passado”, confirmou a JB, Paulo Oliveira, presidente da Assembleia Geral da Filarmónica.
Um dos responsáveis pela organização explica que a antecipação está relacionada com a realização da Expofacic, que este ano decorre durante 12 dias e se prolonga até 5 de agosto. “As pessoas, voluntários, que estão no Festival do Leitão são praticamente as mesmas que estão na Expofacic. Por isso, não era fácil, devido ao cansaço e esforço que implica, acabar a Expofacic e fazer de imediato a Festa do Leitão.”
As vantagens e inconvenientes da alteração da data estão já a ser avaliados e este Festival, que atrai pessoas de norte a sul do país e muita gente do estrangeiro, pode até passar a ser… em junho. “Há a ideia de poder juntar o Festival de Covões a uma grande festa da freguesia, que é a festa de Santo António, que tem uma grande tradição e que traz até Covões muitas centenas de pessoas nesta altura, que podem aproveitar a oportunidade para estar também no Festival do Leitão”, admitiu Paulo Oliveira.
A organização agradece o apoio da Junta de Freguesia de Covões e da Câmara Municipal de Cantanhede, bem como a todos os voluntários que colaboraram, ajudando ao êxito do 7.º Festival do Leitão.

Oriana Pataco