Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

REUTILÂNDIA ajuda famílias mais carenciadas do concelho

A REUTILÂNDIA é um projeto que está a ser apresentado no decurso da FIACOBA, até ao próximo dia 15, e que alia a solidariedade à preservação do meio ambiente, tendo como objetivo final prestar ajuda às famílias mais carenciadas do município de Oliveira do Bairro.
A REUTILÂNDIA nasce fruto da parceria entre a SUMA e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e, de acordo com a SUMA, “trata-se de um projeto pioneiro que pretende responder à atual tendência de consumo nas sociedades modernas, onde os objetos deixam rapidamente de ter valor, congregando os princípios ambientais da reutilização com os da partilha e da solidariedade”.
“A REUTILÂNDIA nasce da necessidade de preservação de recursos e do prolongamento da vida útil dos objetos, e da procura do seu emprego junto das populações mais carenciadas, materializando-se numa viatura de grandes dimensões reconvertida em espaço móvel de Solidariedade.”
Ofertas. A REUTILÂNDIA está preparada para acolher objetos de várias naturezas e dimensões, desde que ainda prestáveis, entre os quais: artigos de vestuário – roupas, acessórios de moda e sapatos –, artigos de uso doméstico – eletrodomésticos, móveis (excluindo os que têm dimensões não compatíveis), loiças, acessórios de cozinha, roupas de cama e ferramentas – e objetos de caráter lúdico, como brinquedos, livros e jogos.
“Porque se pretende que este seja um projeto global de real participação e envolvimento dos munícipes de Oliveira do Bairro nesta onda de cidadania, a REUTILÂNDIA, durante a semana de 9 a 13 de julho, percorrerá as seis freguesias do concelho divulgando a iniciativa”.
Os interessados poderão entregar os objetos na REUTILÂNDIA no dia 12, das 13h às 16h, em Bustos, junto à rotunda do Sobreiro e das 17 às 21h, na FIACOBA; dia 13, das 9h30 às 12h, na Mamarrosa, junto à igreja, e das 13h30 às 18, no Troviscal, junto à igreja. Das 17h às 21h, na FIACOBA. Nos dias 14 e 15, das 9h às 12h e das 14h30 às 21h, na FIACOBA.