Assinar


Desporto // Outras modalidades  

Ribeira Azenha “ganha” sintético no valor de 180 mil euros

A Associação Desportiva Recreativa Cultural da Ribeira (ADRCR), Azenha, Vilarinho do Bairro, vai ter um campo sintético no valor de cerca de 180 mil euros, cujo protocolo, no valor de 104.516 euros, foi assinado na última sexta-feira. Setenta e cinco por cento do investimento protocolado será comparticipado pela Câmara Municipal de Anadia, enquanto que o restante valor será assegurado pela Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro. A Associação da Ribeira será responsável pela montagem do sistema de rega e ainda pela vedação do espaço. Contas feitas, o campo custará cerca de 180 mil euros.

Capacidade financeira. Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, começou por afirmar que, sem o apoio da autarquia, a ADRCR não conseguiria fazer o campo, sublinhando que “é um grande esforço para a Câmara, para a ADRCR e para a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro assumir este projeto”. “Se não for agora, cada vez mais será difícil, pois não acredito que as Câmaras no futuro continuem a ter a capacidade financeira para fazer mais obras”, sublinhou o autarca de Anadia, afirmando que “hoje as Câmaras não podem gastar o dinheiro onde querem”.

Valores. Relativamente ao valor do investimento, a autarquia conseguiu a obra pelo mais baixo preço, mas Litério Marques, logo, alertou: “não quer dizer que o mais barato seja o pior. As relvas que serão aplicadas obedecem a especificações europeias”.
O edil disse ainda estar disponível para apoiar outras coletividades que mostrem capacidade, dando como exemplo o que está a ser feito em Couvelha [está a ser executado um campo sintético]”.
Litério Marques afirmou ainda que “a obra servirá toda a região”, dando conta que “já são muitos aqueles que vêm de fora do concelho para utilizarem as infraestruturas da Associação de Ribeira Azenha, mormente o seu pavilhão desportivo”.
Relativamente à distribuição das responsabilidades, o protocolo assinado prevê que a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro pague 25% do valor do protocolo (104.516 euros), e ADRCR fique responsável pela montagem do sistema de rega e pela vedação do campo. No final, o investimento deverá rondar os 180 mil euros.
“A responsabilidade da Associação é grande”, avisou Litério Marques, que se define como “um presidente na desportiva, na boa, mas sempre exigente e levo a sério todas as coisas”.

Velha aspiração. Mário Heleno, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, disse estar satisfeito com a assinatura do protocolo, afirmando que “é o concretizar de uma velha aspiração”.
Deu ainda conta de que a verba será paga de forma faseada, uma vez que a Junta ainda está a concluir o pagamento do seu edifício.
Já Carlos Oliveira, presidente da coletividade, disse não ter palavras para expressar a alegria que estava a viver naquele momento, dando conta que “as instalações serão feitas, na perspetiva de servir toda a região”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt