Assinar
Águeda // Bairrada  

Águeda: Festa do Leitão, de 5 a 9 de setembro

De 5 a 9 de setembro, Águeda acolhe, novamente, um dos mais importantes eventos gastronómicos do país, com a realização da 19.ª edição da Festa do Leitão, que decorre em simultâneo com a 15.ª Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda. O certame terá como palco o Largo 1.º de Maio, na baixa da cidade de Águeda.
Para além da vertente gastronómica, a ACOAG – Associação Comercial de Águeda, organizadora do evento, aposta também forte na animação. Este ano, vão passar pelo palco, grupos como: THE GIFT (dia 5), UHF (6), Filipe Pinto, vencedor da edição de 2009 do programa Ídolos e DJ Pedro Cazanova (7) e no sábado, dia 8, Rita Guerra, com a noite a terminar com a Banda de Tributo Oficial aos Xutos&Pontapés.
Segundo a organização, o espetáculo piromusical promete surpreender, no domingo, dia 9, por volta das 21h45, não sendo ainda conhecido o nome do artista que animará o certame no último dia.
As entradas custam três euros, à exceção do dia 9, que terá o valor de dois euros.
A 19.ª edição da Festa do Leitão terá seis restaurantes: Nelson dos Leitões, Jorge Marques, Casa S. Sebastião, José Augusto e Olga dos Leitões, Nova Casa dos Leitões de Aguim e Vidal Agostinho.
A dose de leitão vai custar 12 euros, sendo o espumante oficial das Caves S. João, de S. João da Azenha, local onde teve lugar a apresentação do certame.

Novidades gastronómicas. As novidades gastronómicas serão três: Travesseiro de Leitão (salgado), Folha de Framboesa e Folha de Ovos Moles (semi-frios), confecionadas pelo Restaurante Sabores.
As obras de remodelação que estão em curso no Ginásio Clube de Águeda e no Largo 1.º de Maio, segundo José Castilho, presidente da ACOAG, exigiram uma reestruturação do espaço, que se conseguiu contornar graças à boa vontade do GICA, Construções Marvoense e da Câmara Municipal de Águeda.
“Só com o empenho de todos estes intervenientes, dos expositores e dos patrocinadores, é que conseguimos fazer cada ano mais e melhor”, confessou José Castilho.
Aparentemente sem grandes alterações face aos anos anteriores, o presidente da ACOAG falou de um evento que “alia gastronomia, artesanato, espetáculos e atividades, e que promete continuar a prestigiar a região”.
“Apesar de contarmos com meia dúzia de restaurantes, a capacidade para servir aqueles que nos visitam é ainda superior ao que se tem assistido. Somos ambiciosos, e como tal queremos proporcionar a todos os visitantes momentos únicos de gastronomia, deliciando-se com o maravilhoso Leitão da Bairrada, que será servido a 12 euros a dose, acompanhado pela excelência dos vinhos e espumante das Caves São João”, vincou José Castilho.

Evento grandioso. No que toca ao programa de entretenimento, segundo o timoneiro da ACOAG, “a Associação tem feito um esforço enorme para garantir que o programa deste ano mantenha a qualidade das edições anteriores. Estamos cientes que as expetativas são sempre muito elevadas”, disse, acrescentando que a 19.ª Festa do Leitão sobressai “pela aposta na qualidade e animação”.
A organização, no sentido de dar asas à criatividade e de forma a mostrar as tradições da cultura aguedense, está a trabalhar com o objetivo de conseguir que pequenos grupos musicais dinamizem o recinto nos cinco dias do evento, existindo ainda atividades lúdicas para miúdos e graúdos.
Em 2011 a organização introduziu um novo ponto de entrada com bilheteira no recinto, junto ao rio. Agora, pretende manter a mesma entrada mas com um pórtico mais atrativo, facilitando o acesso para aqueles que deixam as viaturas nos Abadinhos ou à saída de Águeda.
A concluir, José Castilho diria o seguinte: “Sabemos que as expetativas das pessoas são sempre muito elevadas, porque habituámos os aguedenses e os nossos visitantes a um nível de qualidade muito grande. Este ano, acredito que não será exceção.”
Jorge Almeida, vice presidente da Câmara Municipal de Águeda, afiançou que “a Festa do Leitão promete e que, mais uma vez, a organização vai cumprir com os seus objetivos, pois está dentro da linha daquilo que estamos habituados a assistir. Há uma imagem muito grande. Essa imagem é a do concelho de Águeda, que tem uma imagem imaculada com mais esta organização”.
Sobre as obras, o autarca aguedense disse que as mesmas não vão condicionar o certame, mostrando-se confiante de que para o ano será possível ultrapassar todos os obstáculos.
Por seu turno, Gil Abrantes, presidente da Assembleia Geral da ACOAG, referiu que a Festa do Leitão “é um projeto que consegue colocar o nome de Águeda no mapa nacional. Este é mais um dia de emoção para todos nós”. Noutro âmbito, e numa altura de crise, falou da verdadeira coragem da presença dos seis restaurantes e de todos aqueles que patrocinam este evento: “Sem o vosso apoio era impossível materializar este evento tão importante para Águeda, que tem todos os condimentos, tanto gastronómicos como ao nível do cartaz de espetáculos, para ser mais uma vez um grande sucesso.”

Manuel Zappa
zappa@jb.pt