Assinar
Bairrada

Alerta para tempo quente e seco

A partir de sexta-feira, 31 de agosto, e durante os próximos 7 dias (até 6 de setembro), prevê-se tempo quente (temperatura máxima para valores acima dos 30 graus) e seco (diminuição de humidade relativa do ar para valores abaixo dos 20%), associado a vento de nordeste moderado a forte.
Face a esta situação, há permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais. Por outro lado, poderá afetar os grupos populacionais mais vulneráveis, em virtude das temperaturas mais altas.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:
– realizar queimadas nem fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
Tendo em conta a presente situação meteorológica, sobretudo nas regiões do centro de sul, onde se fará sentir um maior aumento da temperatura, é também possível a afetação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório) devido ao calor, pelo que se recomenda:
– Beber água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;
– Evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h e as 16h);
– Evitar bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;
– As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico;
– Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento;
– Evitar fazer atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;
– Se viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol.