Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Fogueira: Aniversário e inauguração da sede dos “carochistas”

Mais de 130 pessoas e cerca de 70 viaturas (Carochas e Pão de Forma) não faltaram, no domingo, à festa de aniversário da Associação dos Carochas e Pão de Forma da Bairrada, que aproveitou a ocasião para inaugurar a sede da associação, nas antigas Escolas Primárias da Fogueira, freguesia de Sangalhos.
Os participantes, depois de uma visita ao Underground Museum da Aliança, em Sangalhos, rumaram em direção à Fogueira, para o almoço que foi servido no Restaurante Mugasa e que integrou várias iguarias regionais – arroz de cabidela, feijoada de leitão, iscas de fígado de leitão e leitão assado à Bairrada.
Embora este seja o 1.º aniversário da associação (legalmente constituída), esta conta já com cerca de uma década de vida e uma história marcada pelo crescimento e sucesso.
Em 2001 eram dados os primeiros passos. Na altura, um punhado de amigos, apaixonados por carochas e carrinhas pão de forma decidiram abraçar o projeto – formar uma associação que divulgue, promova e preserve estas emblemáticas viaturas que marcaram a vida de gerações e que agora regressam em grande força para continuar a marcar a vida de um número cada vez maior de apaixonados.
“O balanço é extremamente positivo. Fomos crescendo em todos os sentidos: no conhecimento das viaturas, no processo de recuperação e transformação das mesmas, mas também como família que somos”, avançou Fernando Reis, presidente da direção da associação.
Hoje, a associação conta com cerca de uma centena de associados e simpatizantes que têm em comum a paixão por carochas e carrinhas pão de forma: “são veículos únicos no mundo”, avançou Sérgio Aidos, presidente da Assembleia-geral.

Obras continuam. As obras na sede ainda não terminaram e a direção agradece ao fogueirense e médico Joaquim Cerca, que ofereceu a tinta para as pinturas exteriores e interiores, mas também à Junta de Freguesia e aos vários amigos “carochistas”, que dão muitas horas do seu tempo livre a trabalhar para a associação.
A JB referiu também que o próximo festival terá lugar em 2014 e que o futuro passa por reforçar o trabalho desenvolvido, mas também a continuar a recupera e transformar velhinhas e degradadas carrinhas pão de forma e carochas, na oficina da associação, sita em Sá, em espaço também cedido por um amigo. Até ao momento, já foram recuperadas 10 viaturas e neste dia de aniversário saiu à rua, pela primeira vez, uma carrinha pão de forma recuperada pela associação, datada de 1971, pertencente ao associado Fernando Edgar, de Oliveira do Bairro.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt