Assinar
Bairrada // Oiã // Oliveira do Bairro  

Oiã: ANICOLOR assinala 30 anos em festa

 

No passado dia 28 de julho, a empresa oliveirense ANICOLOR comemorou 30 anos de existência. Três décadas dedicadas aos sistemas de alumínio e ao serviço da indústria da construção civil, do mobiliário, da automação industrial e outras áreas do mercado, fabricando por extrusão perfis de alumínio, dando acabamentos de lacados e trabalhando em anodização.
A ANICOLOR ofereceu aos colaboradores, fornecedores, clientes nacionais e do mercado externo e amigos, uma singular festa convívio na Quinta do Outeiro, em Aguada de Cima. Preparada para 900 convivas, a festa decorreu num ambiente informal, alegre e descontraído. Como convidados especiais da administração da ANICOLOR, fundada pelo conhecido industrial Ramon Costa, estiveram, para além de uma comitiva camarária liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, os deputados Paula Cardoso e Gonçalo Breda Marques, o Diretor Regional da Economia do Centro, Francisco Braga Alves e o amigo do fundador da empresa, o ex-ministro Luís Marques Mendes.
Depois duma refeição muito agradável e bem confecionada, servida por uma empresa local de catering (Dom Rogério) e sempre acompanhada por música ao vivo a cargo da Wanda Gastrika, do fadista Rui Pereira e da Fanfarra Kaustica chegou a altura mais emocionada e vivida da noite. Ao palco foram chamados os três netos do fundador da empresa, que homenagearam, num discurso bem medido e pleno de sentimento, a aventureira vida do seu maior herói – o Avô Ramon. Recordaram o início da firma, na década de 80, os anos de privação e sacrifício que o seu avô passou e soube superar com distinção mas, sobretudo, exprimiram como se sentem felizes e orgulhosos, por fazerem parte da vida dum homem tão empreendedor.
Seguiu-se o presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira que, depois de agradecer o convite e cumprimentar todos os ilustres convidados, não deixou passar o momento sem enaltecer o grande contributo para a economia do concelho que a ANICOLOR tem dado ao longo de trinta anos. Lembrou a capacidade de investimento, de risco e visão do empresário Ramon Costa, felicitando-o pelo seu contributo para a criação e fixação de emprego no concelho que lidera, num tempo tão difícil e de miséria como o que atravessamos. Terminou com uma referência à bonita intervenção e momento de sentimento familiar que os netos do fundador protagonizaram antes da sua intervenção.
Para terminar a breve parte da festa dedicada aos habituais discursos, Marques Mendes culminou a noite com uma intervenção bem sentida e como amigo do fundador. Frisando bem que era nessa qualidade que ali estava, Marques Mendes quis sobretudo homenagear o seu amigo, destacando o valor dum homem que subiu na vida a pulso, do empreendedor tenaz e persistente, sempre disponível a criar riqueza e emprego, mesmo em tempos difíceis ou em contraciclo económico como o que estamos a viver. Lembrou que a sua gestão, a gestão da ANICOLOR, é uma fonte de inspiração para outros colegas e bem merece o aplauso de todos os presentes, dos seus familiares próximos que hoje partilham a administração, bem como de todos os seus funcionários e colaboradores.
Ainda antes dum fogo-de-artifício absolutamente espetacular largado em absoluta sincronia com a música ambiente, foi Ramom Costa agraciado com uma prenda entregue pelas colaboradoras mais antigas da ANICOLOR. A grande festa encerrou por volta da meia-noite.

A Anicolor – Alumínios, Lda. é uma empresa sedeada na Zona Industrial de Oiã, ligada à Extrusão e comercialização de Sistemas de Alumínio para a Arquitetura.
Empresa ligada ao subsetor da Construção Civil, ainda assim está em contraciclo, apresentando, nos últimos anos, crescimento significativo quer ao nível do volume de vendas, quer ao nível da admissão de novos quadros, bem como, fazendo investimentos significativos em termos de Layout Fabril e novos equipamentos. Nesse sentido, a Anicolor tem aproveitado os incentivos do QREN para expandir a sua capacidade fabril, bem como a internacionalização da empresa.
Continua a crescer também de forma significativa no mercado nacional, quer no volume de faturação quer ao nível da conquista de novos clientes, apesar da forte depressão do mercado da construção civil e obras públicas.
A Anicolor é, neste momento, a maior empresa nacional no comércio de Sistemas de Caixilharia de Alumínio, com um volume de faturação previsível da ordem dos 30 milhões de euros.
Emprega atualmente 210 funcionários e tem filiais no Algarve, Porto, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, S. João da Madeira, Viseu e Aveiro.Tem também instalações próprias em Espanha e no Brasil.
Os destinos principais no mercado externo, para além da Espanha e Brasil, são os PALOP, França, Suíça e Alemanha, entre outros.

António Granjeia