Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

5000 aves e outros animais para ver na Expo-Ave

Vai já na 17.ª edição a Exposição de Aves Canoras e Ornamentais do COBL (Centro Ornitológico da Beira Litoral), vulgarmente conhecida por Expo-Ave. O evento, que faz parte do calendário anual de iniciativas na Bairrada, realiza-se este ano durante cinco dias, entre 31 de outubro e 4 de novembro e, como vem sendo habitual, no Espaço Inovação, ZI de Vila Verde, Oliveira do Bairro.

A grande quantidade de espécies de aves e animais e o bom ambiente em torno da bicharada são sempre fatores de atração do público. Relativamente ao ano passado, já estão, até ao momento, inscritas mais 400 aves.

Tem havido, por parte da organização, uma preocupação constante em inovar. Esta edição não foge à regra. Este ano, conforme nos explicou o presidente do COBL, José Carvalho, “haverá insufláveis para as crianças, cães de várias raças, répteis, lagartos, bicho-pau, show de catatuas, mostra de pombos-correios e muito mais”, mas isso… é surpresa!
No que respeita à feira de artesanato, haverá igualmente “muitas novidades”. Nas tasquinhas de comes e bebes, o visitante poderá saborear “o que de bom existe na nossa região, bem como algumas coisas novas”.

Na Expo-Ave 2012 estarão à volta de uma centena de expositores, com aves de várias raças. “Na nossa região, existem muitos amantes deste maravilhoso hobbie, que tem passado de geração em geração. No nosso clube [COBL], existem bairradinos que são campeões nacionais e do mundo”, frisa José Carvalho.

A concurso, estarão aproximadamente 2000 mil aves, que serão julgadas por juízes internacionais durante dois dias, de forma a poderem escolher os melhores exemplares. No total, haverá sensivelmente 5000 aves na exposição.
A expectativa da organização para a presente edição é elevada. “Queremos ultrapassar os visitantes do ano passado, mesmo sabendo que vivemos dias difíceis.”

O COBL, acrescenta o responsável, “organiza a Expo-Ave com muito amor e carinho, para que os visitantes – de todas as idades – encontrem um espaço acolhedor e com muita animação”.

A organização deixa ainda um convite a todas as escolas e instituições da Bairrada, para que visitem a exposição no dia 2 de novembro, das 10h às 17h30, já que as entradas serão gratuitas para os utentes destas entidades.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt