Assinar

Região: Peregrinação das escolas católicas leva 1800 pessoas a Fátima

No passado sábado, 29 de setembro, cerca de 1800 pessoas, vindas de várias escolas católicas de Portugal encontraram-se em Fátima, norteadas pelo lema: “Contigo, Maria, vamos!”
A peregrinação que foi preparada pela direção da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC), começou pelas 10h30, na localidade de Santa Catarina, a cerca de 4 quilómetros da Cova da Iria. Dali, alunos, professores, funcionários, pais, encarregados de educação e demais membros das comunidades educativas das escolas, percorreram a pé o espaço que os separava do colégio “S. Miguel”. Nesta escola católica, situada já em Fátima, teve lugar a concentração de todos os participantes, o ensaio dos cânticos e o almoço partilhado. A partir daqui, foi organizado um cortejo, também a pé, rumo à basílica da Santíssima Trindade em que se incorporaram todos os participantes, empunhando bandeiras e slogans do projeto educativo de cada escola. A deslocação de número tão significativo de alunos e demais participantes, envergando uma t-shirt verde com o slogan da peregrinação, não deixou de trazer um certo colorido a Fátima e provocar alguma curiosidade a quem via passar estes transeuntes que iam entoando alguns cânticos à Virgem de Fátima.
Já na basílica, teve lugar a eucaristia de ação de graças, presidida pelo padre Querubim Pereira da Silva, presidente da APEC. Durante a celebração foram oferecidos, através de cartazes e outras apresentações plásticas, os slogans e desafios que cada escola vai abraçar ao longo deste ano. Por sua vez, o presidente da celebração recordou o objetivo da peregrinação: ir a Fátima com as escolas católicas “quer dizer que a educação é um caminho em que somos peregrinos; que neste caminho nada se faz sem Jesus e, com Ele, tudo é possível; como não vivemos sozinhos, necessitamos de renovar juntos essa certeza”.
Os organizadores sintetizaram em três palavras os motivos desta peregrinação: agradecer, pedir e testemunhar. E explicaram que se trata da responsabilidade ímpar de uma geração de adultos, de um gesto nobre de qualquer civilização e como emergência dos tempos que vivemos.
A primeira peregrinação das escolas católicas a Fátima contou com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e do Grupo de Reflexão da Escola Católica (GREC). Participaram 18 centros educativos, de entre as 164 instituições educativas com matriz cristã e católica, existentes em Portugal frequentadas por mais de 80.000 alunos.
De registar a participação significativa das escolas católicas da diocese de Aveiro: Colégio Salesiano (Mogofores), Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão), Colégio Nossa Senhora da Apresentação (Calvão) e Instituto de Promoção Social da Bairrada (Bustos).

P. João de Brito Carvalho