Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara Municipal ajuda a pagar rendas de casa a 15 famílias

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro está a apoiar 15 agregados familiares no pagamento das rendas das casas, num total de 1.450 euros mensais, representando para o Município um investimento anual de 17.400 euros. Os apoios foram aprovados na última reunião de Câmara e as 15 famílias beneficiarão deste apoio durante 12 meses com efeitos a novembro de 2012 até outubro de 2013.

Laura Pires, vereadora responsável pela ação social, justifica que “o apoio, consagrado no Regulamento Municipal do Apoio ao Arrendamento, visa garantir o auxílio pecuniário que, de acordo com o escalão, pode variar entre 25 euros e 125 euros, garantidos por um ano, renovável até três anos consecutivos”. “Desta forma, procura-se garantir um benefício que permita aos agregados familiares apoiados uma reorganização económica”, acrescenta a autarca.

Laura Sofia Pires refere ainda que “já em 2010 o executivo municipal promoveu uma medida de apoio à habitação e, para isso estabeleceu regras de apoio à requalificação das habitações degradadas daqueles que, sendo proprietários, provassem não ter capacidades de, por si só, fazer as obras necessárias para que a habitação fosse condigna”. “Este ano entendemos promover uma medida de apoio habitacional complementar que abrangesse aqueles que, não sendo proprietários, necessitam de apoio para fazer face às despesas com o valor da renda”, afirma.

“Não ficamos pelas ideias”. Mário João Oliveira, presidente da Câmara, diz que se trata de mais uma iniciativa de âmbito social. “Não ficamos pelas ideias, pelas promessas, pelos regulamentos, mas colocamos em prática e contamos ainda este ano pagar as famílias que cumprem os requisitos”.